Oposição protocoliza pedido de criação de CPMI para investigar fraudes no INSS
A oposição no Congresso Nacional protocolou o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes nos descontos dos pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS. O requerimento, que já obteve as assinaturas mínimas necessárias, conta com o apoio de 36 senadores e 223 deputados. No entanto, o documento ainda não foi registrado publicamente no sistema oficial do Congresso Nacional.
Dos 18 deputados federais do Maranhão, três assinaram o pedido de criação da CPMI: Duarte Jr. (PSB), Josivaldo JP (PSD) e Allan Garcês (PP).
Para que o requerimento fosse protocolado, era necessário o apoio de pelo menos 27 senadores e 171 deputados. Este número foi alcançado no dia 2 de maio. A apresentação do requerimento foi adiada uma vez para buscar um apoio mais expressivo.
Agora, parlamentares favoráveis à criação da CPMI aguardam um posicionamento do presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). A decisão de autorizar a abertura da comissão de inquérito depende dele, que retornará ao Brasil apenas na quarta-feira (14).
Para que a CPMI seja oficialmente criada, o pedido precisa ser lido durante uma sessão conjunta de deputados e senadores, que está prevista para ocorrer no dia 27 de maio.
Deputados do Maranhão que assinaram a CPMI do INSS:
-
Duarte Jr. (PSB-MA)
-
Josivaldo JP (PSD-MA)
-
Allan Garcês (PP-MA)