Notícias

Vereador de São Luís, Andrey Monteiro, declara apoio a Dr Gonçalo e Ariston

Vereador de São Luís, Andrey Monteiro, declara apoio a Dr Gonçalo e Ariston

A adesão nesta quarta-feira (28). O vereador de São Luís, Andrey Monteiro (Republicanos), declarou apoio à candidatura de Dr Gonçalo 1933 para deputado federal e Ariston 40233 para deputado estadual.

Em uma clima de empolgação e alegria, Andrey Monteiro esteve reunido com Dr Gonçalo e Ariston, e garantiu total empenho nas candidaturas dos dois nesta reta final.

Durante o encontro entre o vereador e os candidatos, Andrey Monteiro apresentou as principais demandas da população ludovicense e lembrou que o trabalhador informal e os jovens são os que mais precisam de apoio do poder público para geração de políticas de geração de emprego e renda.

Andrey Monteiro soma-se ao time de Dr Gonçalo que já conta com o apoio dos vereadores de São Luís, Marcos Castro (PMN) e Marlon Botão (PSB), assim como diversas lideranças em todo o estado do Maranhão.

Dr. Hilton vira referência na articulação das candidaturas de Dr. Gonçalo e Ariston

Dr. Hilton vira referência na articulação das candidaturas de Dr. Gonçalo e Ariston

 

 

O médico Dr. Hilton (PMN), que administra o município de Santa Rita pela quarta vez, é o cara de referência na articulação do voto das candidaturas a deputado federal de Dr. Gonçalo (Podemos) e a deputado estadual de Ariston (PSB), que busca a reeleição.

Além de participar das discussões internas das campanhas, Dr. Hilton também tem estabelecido uma agenda própria para pedir votos para seus candidatos. Nas últimas duas semanas, por exemplo, a guinada das duas candidaturas cresceu mais do que o esperado.  Nesse período, o gestor santa-ritense foi responsável por importantes apoios como do prefeito de Presidente Dutra, Raimundinho da Audiolar; e dos vereadores de São Luís, Marlon Botão (PSB) e Marcos Castro (PMN).

Além de Raimundinho da Audiolar, Hilton já contava com a parceria de outros prefeitos: como o de Pastos Bons, Enoque Mota e Fernanda Gonçalo, de Bacabeira.  Para reforçar ainda mais o projeto de Dr. Gonçalo rumo ao Congresso Nacional, ele costurou ainda dobradinha em São Luís com o candidato a deputado estadual Fernando Braide (PSC), irmão do prefeito da capital maranhense, Eudardo Braide; e com o ex-deputado Raimundo Cutrim (Podemos).

 

Efeito Dr. Hilton beneficia Ariston e Dr. Gonçalo nas eleições deste ano
Carlos Brandão caminha para vencer no 1º Turno no Maranhão

Carlos Brandão caminha para vencer no 1º Turno no Maranhão

De acordo com o levantamento da IPEC, divulgado pela TV Mirante, nessa terça-feira (20), Brandão saltou de 28% para 41% das intenções de voto, no intervalo entre as duas pesquisas feitas pelo mesmo instituto.

No entanto, mais do que esse crescimento e o fato de ter mais que o dobro das intenções do segundo colocado, o senador Weverton Rocha (PDT) que apareceu com 20%, o que precisa ser analisado são os votos válidos, ou seja, retirando os indecisos, nulos e brancos.

Nesse cenário, Brandão teria 47,1% dos votos válidos e estaria a 3% de vencer a disputa, se reelegendo governador do Maranhão, logo no 1º Turno.

“Mais uma pesquisa reafirma que a nossa liderança é cada vez maior. Alcançamos 41% das intenções de voto, mais do que o dobro do segundo colocado, além de termos 47% dos votos válidos. Agradeço ao povo maranhense que tem manifestado a vontade de continuar no rumo certo!”, ressaltou Brandão.

Confrontos – Como o 2º Turno é uma possibilidade também real, o IPEC fez simulações entre o líder disparado na pesquisa, Carlos Brandão, e os dois candidatos na sequencia, Weverton e o Lahesio Bonfim (PSC).

Na disputa contra Weverton, Brandão venceria por 51% contra 33%, tendo ainda Branco/Nulo com 9% e Não sabe/Não respondeu com 7%.

Já no embate entre Brandão e Lahesio, o atual governador venceria por 56% contra 29%, com 9% de Branco/Nulo e tendo ainda 6% de Não sabe/Não respondeu.

O levantamento, que foi registrado no dia 14 de setembro, MA-04923/2022, ouviu 800 eleitores, entre os dias 14 e 20 de setembro. O nível de confiança é de 95%, tendo margem de erro de 3 pontos, para mais ou menos.

Othelino pode fazer ‘barba, cabelo e bigode’ nas eleições deste ano no Maranhão

Othelino pode fazer ‘barba, cabelo e bigode’ nas eleições deste ano no Maranhão

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), candidato à reeleição, transformou-se no protagonismo das eleições de 2022.

Articulador político hábil, o chefe do Legislativo estadual fez apostas promissoras que o tornam confiante que podem lhe assegurar uma das maiores vitórias na eleição deste ano.

Com uma brilhante estratégia, Othelino caminha para renovar o mandato por mais quatro anos. E ainda ajudar na eleição da irmã, Flávia Alves (PCdoB), na disputa por uma das 18 vagas reservadas ao Maranhão na Câmara dos Deputados.

Com seu apoio, o ex-governador Flávio Dino (PSB) pode conseguir a única vaga no Senado, com uma grande votação. O empenho tem um motivo: a esposa do deputado estadual, a vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), concorre ao cargo de 1ª suplente de Dino.

Caso Lula vença as eleições presidenciais deste ano, o ex-governador maranhense é cotado a assumir um Ministério no futuro governo petista e, com isso, terá que ser substituído no Senado pela esposa do mandatário do parlamento estadual.

Caso venha se confirmar, esse resultado demonstrará não apenas a força política de Othelino, mas também o levará a cogitar outras possibilidades no futuro como, por exemplo, em 2026 quando duas das três vagas no Senado estarão em disputa. Esse, entretanto, é um assunto para nossa próxima abordagem.

Vereador Beto Castro se licenciará do mandato novamente

Vereador Beto Castro se licenciará do mandato novamente

Em seu pronunciamento, na sessão desta segunda-feira (19), o vereador Beto Castro (Avante) anunciou mais uma vez licença do mandato, visando, segundo ele, dar oportunidade a mais um suplente. Ele revelou que em seu lugar, a partir do dia 26, assumirá o suplente Manoel Filho, que obteve 914 votos na última eleição.

“Vou cuidar um pouco da vida e da campanha dos meus candidatos ao governo, Carlos Brandão, que trabalharemos para vencer no primeiro turno, e dos deputados que apoio”, disse Beto.

Com a saída de Beto Castro, assumirá, na próxima segunda-feira, o advogado e suplente de vereador Manoel Jose Mendes Filho. Ele tem atuação na região do São Cristóvão, que já conta com os vereadores Chaguinhas e Octávio Soeiro.

Após licença recente de 121 dias, Beto Castro tinha retornado suas atividades como vereador de São Luís no dia 24 de agosto. Em seu lugar, exerceu o mandato nesse período o suplente Anderson Martins.

O vereador Beto Castro presenciou o homicídio do empresário João Bosco Pereira Oliveira Sobrinho de 46 anos, executado a tiros na porta do edifício Tech Office, no bairro Ponta D’Areia na capital.

Força federal atuará em 97 municípios maranhenses

Força federal atuará em 97 municípios maranhenses

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, deferiu o pedido de atuação de força federal em 97 municípios maranhenses requerido pelo Tribunal Regional Eleitoral.O pedido do TRE-MA havia sido enviado ao TSE em junho, após a Corte aprovar por unanimidade, no dia 23 do mesmo mês, o processo apresentado pelo corregedor eleitoral José Luiz de Almeida que, após consulta às zonas eleitorais e análise da Seção de Segurança Institucional e Inteligência do Regional, definiu o quantitativo de 97 municípios de 58 zonas eleitorais.Em seu voto de aprovação da força federal, o ministro Alexandre considerou os critérios apresentados pelo corregedor José Luiz de Almeida como histórico de emprego da força federal de segurança pública nos municípios maranhenses em eleições anteriores; as justificativas registradas pelos juízes eleitorais; a concentração das tropas nas sedes das zonas eleitorais; o emprego das tropas nos municípios mais afastados das sedes das zonas eleitorais, e a presença de área de reserva indígena ou remanescente de quilombo no município.Regras para autorizaçãoA requisição de Força Federal, prevista no Código Eleitoral e na Resolução TSE 21.843/04, é feita pelo juiz eleitoral da zona ao respectivo TRE, que a envia ao TSE, órgão competente para homologação.Cabe ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral analisar os pedidos de força federal para a garantia da votação e apuração; se aprovados, são enviados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações implementadas pelas Forças Armadas.

Vereador Marquinhos realiza grande caminhada em apoio a Osmar Filho, Pedro Lucas e Brandão

Vereador Marquinhos realiza grande caminhada em apoio a Osmar Filho, Pedro Lucas e Brandão

No final da tarde e início da noite deste sábado, 10, um mar de gente tomou conta das ruas de vários bairros da capital na caminhada do vereador Marquinhos em apoio aos seus candidatos, Osmar Filho e Pedro Lucas, para deputado estadual e federal respectivamente, e também em fortalecimento á reeleição do governador Carlos Brandão.

Da concentração no Viva do Planalto Turu, o povo – seguiu junto com quem vai manter o Maranhão no rumo do desenvolvimento – percorrendo os bairros do Sol e Mar, Divinéia e Vila Luizão, em uma caminhada de 7Km que teve, além de uma multidão de ludovicenses vestidos de amarelo, diversas lideranças políticas e comunitárias que também participaram da grande mobilização.

Ao concluir a caminhada, Marquinhos fez um discurso simbólico, agradecendo ao povo pela confiança e pediu união para garantir a continuidade dos projetos e ações que tem sido realizados na região. “Conto com cada um de vocês, que tem acompanhado nossa luta, nossos esforços e tem também visto o empenho de Osmar Filho, Pedro Lucas e nosso governador Brandão nas grandes obras que tem melhorado a qualidade de vida das pessoas em toda essa região. Nosso time está animado e engajado para levar nossa mensagem de que juntos vamos fazer muito mais, pois temos lado e compromissos para melhorar a vida do povo.”, concluiu Marquinhos.

Josimar de Maranhãozinho retoma campanha após acidente

Josimar de Maranhãozinho retoma campanha após acidente

1

Imirante

O deputado federal Josimar de Maranhãzozinho (PL) já retomou a agenda de campanha nesta segunda-feira (5) após o grave acidente que sofreu na noite de domingo (4) na região de Porto Rico do Maranhão.

Nas redes sociais, o parlamentar compartilhou um vídeo anunciando visita à cidade de Esperantinópolis.

“Bom dia. Saindo agora para a nossa agenda na cidade de Esperantinópolis. Dentro de 1h20 estaremos com vocês. Um abraço”, disse.

Na noite de domingo, o deputado estava numa caminhonete que se envolveu em grave acidende.

Após o ocorrido, ele emitiu uma nota informando que estava bem, assim como todos os demais ocupantes do veículo.

Yglésio e Daniella criticam decisão contra piso da enfermagem

Yglésio e Daniella criticam decisão contra piso da enfermagem

Os deputados estaduais Yglésio Moyses e Daniella, ambos do PSB, manifestaram-se neste domingo (4) em reação à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso de suspender liminarmente o piso salarial da enfermagem.

“O STF bagunça cada vez mais a atividade legislativa. O Congresso aprova a lei do piso da enfermagem e um ministro monocraticamente interfere na vida de centenas de milhares de trabalhadores. Barroso a serviço do grande empresariado da saúde. Meu repúdio a tamanha insensibilidade!”, criticou Moyses.

Daniella disse que é preciso reverter a decisão. “A decisão do ministro Luís R. Barroso, do STF, que suspende os benefícios da Lei que trata sobre o piso salarial dos profissionais de enfermagem fere nossa luta e vai na contramão daquilo que foi construído em defesa desses trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos reverter!””, comentou.

Show gospel gratuito reúne Midian Lima, Sarah Farias e Samuel Messias no Turu, para comemorar aniversario de São Luís e da Vila Luizão

Show gospel gratuito reúne Midian Lima, Sarah Farias e Samuel Messias no Turu, para comemorar aniversario de São Luís e da Vila Luizão

Para celebrar os 410 anos de fundação da cidade de São Luís e 28 anos da Vila Luizão, o Projeto Viva Bem Mais preparou uma vasta programação cultural totalmente gratuita. A comemoração terá como ápice, um grande show que reunirá nomes de peso da música gospel nacional. O evento, que será realizado no dia 8 de setembro, terá em sua programação, Samuel Messias, Midian Lima e Sarah Farias, que fazem parte do time de artistas gospel mais aclamados da atualidade.

Os talentos maranhenses também participarão na festa e vão abrir o show, que começará exatamente às 17h, na seguinte ordem: Ministério Edson Silva; Chayane Santos; Josele Sodré; Carlos Alfredo; Naarã Aguiar e Banda Marcados. A grande festa terá ainda a apresentação dos comunicadores Reinaldo Luzzan e Camila Moreira.

Apoiador do evento, o vereador Marquinhos, ressalta que este será um momento de comemoração, louvor e agradecimento a Deus. “A população de São Luís merece esta comemoração que está preparando com empenho e carinho para receber as famílias”, declarou.

Uma mega estrutura de som, luz, palco e telões de LED serão utilizados no evento, que também contará com uma ampla Praça de Alimentação. O local onde será realizado o show é uma imensa área livre escolhida cuidadosamente, para receber milhares de pessoas, na Avenida 08 do bairro Habitacional Turu, ao lado da Escola Paulo Freire, mesmo local onde foi realizado o I Adora São Luís.