Lençóis Maranhenses são oficialmente Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é, oficialmente, Patrimônio Natural da Humanidade. A declaração foi feita pela organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em cerimônia de avaliação realizada nesta sexta-feira (26) em Nova Déli, na Índia.
O selo da UNESCO foi dado porque os Lençóis Maranhenses cumpriram todos os requisitos ao título, que valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.
Acompanharam o governador na comitiva, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Ramscheid; e o diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro da Cunha.
Avaliação para o título
Em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) estiveram no Maranhão para fazer uma avaliação técnica do parque. A empresa foi contratada pela Unesco para fazer o estudo da candidatura da área.
Junto com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e do Governo do Estado, eles estiveram visitaram locais estratégicos e povoados nos municípios de Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas, uma das portas de entrada do parque. Durante a visita, foram analisados os seguintes aspectos:
- Beleza natural e aspectos geomorfológicos do sítio;
- Integridade do sítio: avaliação dos limites e a proteção da área;
- Situação do plano de manejo do parque: analisa a situação dos moradores nativos da região, as ações de cooperações realizadas pelos poderes municipal, estadual e federal na conservação da área;
- Atuação dos prestadores de serviços turísticos dentro dos Lençóis Maranhenses.