Após sua reeleição histórica, Eudes Barros (PL) segue comprometido com o desenvolvimento de Raposa e tem se dedicado a fortalecer sua atuação em Brasília. Desde o começo da semana, o prefeito tem participado ativamente de eventos importantes, como os Seminários Novos Gestores promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), focados no aprimoramento da gestão pública municipal, e a cerimônia de inauguração da nova sede da Secretaria de Representação Institucional do Maranhão no Distrito Federal (SERIDF).
Durante sua agenda, Eudes também se encontrou com o senador Weverton Rocha (PDT) e os deputados federais Marcio Honaiser (PDT) e Pastor Gildenemyr (PL). Com esses encontros, o prefeito busca fortalecer parcerias políticas e garantir investimentos que tragam melhorias para Raposa. O trabalho constante de diálogo com a bancada maranhense tem gerado resultados concretos, contribuindo para o avanço do município.
A presença de Eudes em Brasília reforça seu compromisso inabalável com a cidade, evidenciando sua determinação em buscar constantemente oportunidades para o crescimento e o bem-estar da população de Raposa.
Winter Sale: Lauf São Luís oferece descontos em Peças da Colab com La Rouge Belle
A Lauf São Luís anuncia uma oportunidade imperdível para os amantes do esporte e da moda: a partir do dia 1º de setembro, todas as peças da colab com a La Rouge Belle estarão com 30% de desconto. Essa linha exclusiva, desenvolvida para atender às necessidades dos praticantes de esportes que buscam alta qualidade e estilo, utiliza materiais de alta performance que garantem respirabilidade, leveza e flexibilidade – características essenciais para a prática esportiva.
A coleção, que se destaca pelas cores neutras e elegantes, com detalhes em pink e estampas geométricas exclusivas, oferece versatilidade e um visual único. As peças foram pensadas para proporcionar o máximo de conforto e desempenho, tornando-se ideais tanto para atividades físicas quanto para o uso diário com um toque de sofisticação.
Simultaneamente, a Lauf São Luís entra nos últimos dias de sua Winter Sale, oferecendo descontos de até 65% em peças selecionadas da categoria inverno. Essas condições exclusivas são uma excelente oportunidade para renovar o guarda-roupa esportivo com peças de alta performance a preços acessíveis, promovendo assim a acessibilidade aos produtos da marca.
A Lauf São Luís busca, com estas ações, fortalecer a marca no mercado local e fidelizar seus clientes, oferecendo a qualidade e o estilo que os consumidores esperam, agora com condições ainda mais vantajosas. Este é o momento ideal para garantir produtos que aliam tecnologia e design, com benefícios significativos para os praticantes de esportes. Visite a loja localizada no São Luís Shopping e aproveite
Secretaria da Prefeitura de Imperatriz é alvo de Operação do Gaeco
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Maranhão, com apoio das Polícias Civil e Militar do Maranhão e do Gaeco do MP do Estado do Tocantins, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 11, a Operação Timoneiro, com o objetivo de cumprir 25 mandados de busca e apreensão para apurar indícios de crimes na Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz.
Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados, estão sendo cumpridos na cidade de Imperatriz e no estado do Tocantins.
A decisão judicial é decorrente de pedido formulado pelo Gaeco em apoio à 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, após apuração que identificou indícios da prática de crimes licitatórios, corrupções ativa e passiva, peculato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no âmbito da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Imperatriz. O esquema originou-se a partir da contratação de empresa para prestação de serviços continuados de mão-de-obra terceirizada com dedicação exclusiva a fim de atender as necessidades da Sinfra de Imperatriz.
Além da busca e apreensão, a decisão judicial determina o afastamento cautelar de servidores públicos dos cargos ocupados; a proibição de novas contratações de empresas investigadas com entes públicos; e a prisão preventiva de três pessoas envolvidas.
Durante as investigações foi possível verificar o direcionamento da licitação para a contratação da empresa, que até próximo à contratação atuava como imobiliária, com sede no Estado de Pernambuco. A contratação dessa empresa se deu inicialmente por dispensa de licitação e depois em processo licitatório, que teve a cobertura de outras empresas.
Casal envolvido na morte do empresário Pacovan é preso em São Luís
Francisco Heydyne do Nascimento, conhecido como “Cearense”, e sua namorada Fernanda Costa são acusados de envolvimento na morte do empresário Pacovan
A Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP) prendeu o madeireiro Francisco Heydyne do Nascimento, conhecido como “Cearense”, e sua namorada Fernanda Costa, acusados de envolvimento na morte do empresário Josival Cavalcante da Silva, o Pacovan, no município de Zé Doca. A prisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (10) em um hotel na Avenida Litorânea, em São Luís.
O casal foi preso após mandados de prisão expedidos pelo juiz Marcelo Moraes Rego de Sousa, da 1 Vara de Zé Doca, como consequência das investigações da Delegacia Geral de Polícia Civil, ainda sob o comando do delegado Jair Paiva, por meio da SHPP e do Serviço de Inteligência da PC.
“Cearense” deveria ser apresentado ontem por sua advogada para prestar depoimento a respeito das acusações que pesam contra ele. No entanto, a prisão do casal foi decretada e os dois acabaram sendo presos hoje.
Fernanda Costa era uma pessoa da íntima confiança de Pacovan e movimentava altas quantias financeiras em suas contas bancárias, conforme orientações que eram repassadas pelo empresário.
Fernanda tinha uma ‘estreita relação’ com o empresário, para quem trabalhava há cerca de 12 anos. Ela fazia transferências de altas quantias, saques volumosos entre outras transações financeiras.
Fernanda também realizava pagamentos e entregava dinheiro em espécie a quem Pacovan autorizava. Ela conhecia intimamente Pacovan, sabia quem eram seus desafetos, quem devia dinheiro, tinha conhecimento de quem eram os políticos de mandatos e sem mandatos que possuíam negócios com o seu patrão, e ainda, sabia em ordem alfabética nome dos pequenos e grandes empresários arrolados em negociações com Josival. Pacovan confiava profundamente em Fernanda Costa, que também era a gerente do Posto Joyce.
Há cerca de seis meses a relação de Pacovan com Fernanda Costa mudou, pois ele começou a desconfiar de um rombo financeiro no dinheiro que estava nas contas bancárias de Fernanda, que passou a mostrar lotar patrimônio.
A desconfiança do empresário aumentou após sua ‘gerente’ e o namorado dela – um caminhoneiro que ela conheceu exatamente no Posto Joyce, de nome Francisco Heydyne do Nascimento, conhecido como “Cearense” – aumentarem seus negócios e empreendimentos na cidade.
Com isso, Pacovan decidiu fazer uma espécie de prestação de contas, algo como se fosse uma ‘auditoria interna’ no dinheiro que estava sob controle de Fernanda Costa. Foi então, que empresário descobriu um ‘rombo’ grande, que provocou o rompimento entre eles. Contudo, ela se comprometeu a pagar todo o dinheiro que estava faltando.
O débito teria sido parcelado em dez cheques, com uma entrada que Pacovan teria ficado de pegar com Fernanda, justamente no dia que estava se deslocando de São Luís para Zé Doca e acabou assassinado. Fernanda Costa já prestou dois depoimento aos delegados da Polícia Civil que investigam o crime.
Morte de Pacovan
No dia 14 de julho o empresário Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como “Pacovan”, foi assassinado a tiros na cidade de Zé Doca. Durante o ataque, seu motorista também foi baleado e levado imediatamente para uma unidade de saúde local.
O crime ocorreu no Posto Joyce, anteriormente chamado de Cavalo de Aço, que pertence à vítima e está localizado na entrada da cidade. Após o homicídio, os autores fugiram por uma estrada vicinal e incendiaram o veículo Fiat Siena preto que utilizaram para cometer o crime.
Pacovan era conhecido por seu envolvimento em diversas investigações relacionadas à agiotagem e à lavagem de dinheiro, atividades que lhe conferiram grande notoriedade no Maranhão, sendo considerado o maior agiota do estado.
Eudes Barros consegue espaço esportivo para a Raposa após reunião com ministro Fufuca
Em Brasília, Eudes Barros garante projetos esportivos para Raposa com o ministro André Fufuca e o deputado federal Gyldenemyr.
Durante quase uma semana em Brasília, o prefeito de Raposa, Eudes Barros, encerrou sua viagem à Capital Federal com uma importante conquista para o esporte local. Acompanhado pelo deputado federal Pastor Gildenemyr e pelo chefe de Gabinete, Heron Santos, o prefeito reuniu-se com o ministro do Esporte, André Fufuca, na quinta-feira (23), buscando investimentos e projetos para a área esportiva.
Como resultado da visita, o município de Raposa será beneficiado com um espaço esportivo comunitário para atender suas demandas. O ministro destacou ao prefeito que o ministério está focado em apoiar municípios de pequeno porte.
O novo espaço esportivo comunitário contará com uma areninha society com grama sintética, uma quadra de basquete 3×3, um parquinho infantil e uma pista de caminhada.
Durante sua estadia em Brasília, o prefeito Eudes Barros também realizou visitas estratégicas aos gabinetes de deputados e da senadora maranhense Eliziane Gama.
O objetivo dessas reuniões é garantir recursos e apoio para projetos que atendam às necessidades da população de Raposa, com a melhoria da infraestrutura municipal sendo a pauta prioritária.
Eudes Barros investe no Carnaval de Rua em Raposa com 37 blocos, trio elétrico e paredões
A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), entregou na noite dessa quarta-feira (07), aproximadamente 4 mil abadás para blocos carnavalescos do município. O ato de entrega das indumentárias aos grupos foi realizado na sede da SECULT e contou com a participação do secretário de Cultura, Pereira Filho.
Foram beneficiados 37 grupos que realizaram seu recadastramento, conforme chamada feita pela Prefeitura no final do mês de janeiro, sendo que cada bloco recebeu em média 100 abadás. O apoio da Prefeitura visa garantir que a festa carnavalesca pelas ruas de Raposa seja ainda mais bonita e organizada.
Na ocasião, o secretário Pereira Filho explicou que a concentração dos principais blocos será em frente ao Viva Capote nos dias 10 e 11 e 13 de fevereiro, enquanto na segunda-feira (12), os blocos se concentrarão na Pirâmide, e ressaltou que a Prefeitura dará todo o suporte necessário aos tradicionais blocos de rua durante os quatro dias de folia.
“O prefeito Eudes investirá no carnaval tradicional, valorizando os blocos de rua. Não haverá shows no Viva Raposa, mas a Secretaria garantirá total apoio, além da entrega de abadas, vamos fornecer os trios elétricos e muita segurança nos quatros dias, movimentando a cultura nos bairros e gerando renda”, enfatizou.
Direcionando a programação de carnaval para os blocos tradicionais, o prefeito Eudes Barros destacou que a Prefeitura não poderia deixar de dar suporte necessário para que os blocos fizessem a festa nas ruas.
“Este ano nós investiremos em nossos blocos, e claro que não poderíamos deixar de dar esse apoio cultural a eles que, além de levar alegria para as suas comunidades, também geram renda durante a festa, movimentando a economia do nosso município”, pontuou.
De olho na reeleição, Braide dobra previsão de gastos com subsídio de ônibus
SÃO LUÍS, 9 de fevereiro de 2024 – Se um dia o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), chegou a declarar os empresários do sistema de transporte um dos inimigos da capital maranhense, hoje ele já nem se lembra mais. Depois de afirmar que só haveria novos repasses de subsídios para as empresas de ônibus se houvesse melhoria no transporte, o mandatário ludovicense voltou atrás e resolveu praticamente dobrar o aporte que será repassado ao setor em 2024, em relação ao valor do mesmo benefício pago no ano passado.
Já em campanha para continuar no Palácio de La Ravardière até 2028, Braide sancionou no último dia 23 de janeiro, a Lei Municipal nº 7.550 (LOA) que estima as receitas e fixa as despesas públicas para o atual exercício financeiro, com dobro dos recursos previstos no orçamento para a compensação tarifária dos ônibus da cidade.
Buscando atenuar o desgaste
Na proposta orçamentária que vigorou em 2023, a previsão do custo com a despesa era de R$ 39,8 milhões, mas fechou o período com R$ 42,4 milhões. Para 2024, a receita prevista com a rubrica é de R$ 63,3 milhões e pode fechar o ano atingindo o maior patamar da história da cidade.
Pré-candidato à reeleição, o prefeito ludovicense sabe que o caos no sistema de transporte virou seu maior desafio na gestão municipal. Por isso, para buscar atenuar o desgaste político gerado por discussões sobre reajuste das passagens de ônibus, como ocorreu na greve dos rodoviários encerrada nesta sexta-feira, 9, ele resolveu subsidiar o sistema para frear o custo das empresas e consórcios que operam linhas na cidade.
Subsídio não melhora serviço
Durante uma reunião reservada com sua equipe técnica, realizada na tarde de ontem, Braide alegou que o subsídio seria a única forma de evitar um aumento da passagem previsto em contrato. Adversários, por sua vez, criticam a postura do prefeito em relação às empresas de ônibus desde o primeiro ano de mandato.
Na sessão de quarta-feira, 7, o vereador Marcial Lima (Podemos), alegou que o generoso aporte da prefeitura ludovicense para as concessionárias do transporte público não significou redução da tarifa do ônibus para o usuário e nem a melhoria do serviço.
Na última terça-feira, 6, oblog do Isaias Rocha apurou que, dos R$ 63,3 milhões previstos para o ano, pelo menos R$ 36 milhões já foram empenhados para a compensação tarifária dos ônibus da cidade.
Na fase de empenho, a administração municipal reserva os recursos, antes da liberação. A fonte da despesa é o Fundo Especial Municipal de Transporte – FEMT, cujos recursos são prioritariamente destinados a subsidiar o serviço de transporte coletivo no Município, com vistas à manutenção e redução das tarifas cobradas.
Custos após a greve
Segundo o blog do Glaucio Ericeira, para encerrar a greve, Prefeitura e Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) se comprometeram em transferir ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) o valor de R$ 0,70 por passageiro especificamente sobre este item do subsídio.
“Será acrescido R$ 0,65, tornando o valor do repasse unitário em R$ 1,35, o que representa um incremento milionário levando-se em consideração os cerca de 600 mil usuários que utilizam a frota”, diz o jornalista ao revelar detalhes da negociação que contribuíram para o fim da paralisação dos rodoviários.
O prefeito, nas suas redes sociais, publicou vídeo, ainda na noite de ontem, comemorando o fim da greve e ressaltando que não houve aumento da tarifa. Só não disse que este aumento não aconteceu por conta do incremento no repasse que será feito à classe patronal.
Números
R$ 177,4 milhões é o valor com subsídio que a Prefeitura de São Luís indicou na Lei Orçamentária para pagar às empresas de ônibus da capital, de 2021 até dezembro de 2024.
04 anos é o período em que a gestão Braide usou a compensação tarifária com a justificativa de congelar tarifa e cobrir custos e gratuidades do sistema.
Os suplentes de deputado estadual João Batista Segundo (PRD) e Alan da Marissol (PRD) assumiram os mandatos na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (8), em substituição aos deputados titulares Juscelino Marreca (PRD) e Guilherme Paz (PRD), que saíram de licença. Durante a sessão em que foram empossados, a presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), desejou boas-vindas aos novos parlamentares e reforçou a parceria em prol do desenvolvimento do estado.
“São dois homens honrados e sei da luta de cada um, assim como todo o Maranhão. É uma oportunidade de convivermos e trabalharmos juntos. Ficamos gratos com a presença de vocês e sejam bem-vindos. Aqui prevalece sempre a harmonia pelo bem do povo do Maranhão, independente dos pensamentos divergentes, e sei que poderemos contar com os dois”, afirmou a deputada Iracema Vale.
Deputados Alan da Marissol e João Batista Segundo, que assumiram mandatos nesta quinta-feira (8)
João Batista Segundo agradeceu pelos mais de 35 mil votos recebidos nas últimas eleições e garantiu que deverá trabalhar por todos os maranhenses, principalmente, com o olhar voltado para a Baixada Maranhense.
“Hoje é um dia de gratidão. Gratidão por todos os maranhenses, que acreditaram no nosso projeto e que agora se torna realidade. É uma nova experiência, em que pretendo aprender mais, somar com o nosso estado, em especial com a nossa Baixada e a nossa Pinheiro”, assinalou.
No mesmo sentido, Alan da Marissol também afirmou que irá honrar os mais de 33 mil votos de confiança dos maranhenses e deverá retribuir com um mandato comprometido com o melhor para o estado.
“Serei um deputado que vai lutar para que possamos ter mais oportunidades e uma melhor qualidade de vida para todo o estado do Maranhão. Estou muito feliz e tenho certeza que serão quatro meses de muita dedicação, muito comprometimento e em busca de dias melhores para o nosso estado”, declarou.
Acolhida
No Plenário Nagib Haickel, os deputados João Batista Segundo e Alan da Marissol foram recepcionados pelos demais parlamentares da Casa, que desejaram sucesso neste novo desafio e compromisso com as boas causas do Maranhão.
“São dois parlamentares compromissados com seus ideais. E eu quero dizer que estou à disposição de ambos, para que a gente possa trabalhar junto pelo nosso estado”, disse o deputado Leandro Bello (Podemos).
O deputado Carlos Lula (PSB) desejou que os novos deputados permeiem os seus mandatos segundo o que dita a Constituição. “Quero parabenizar o deputado Alan da Marissol e o deputado Segundo, que tomam posse na data de hoje. Desejar que, no período em que permaneçam nesta Casa, possam agir com dignidade, respeito e, sobretudo, seguindo os ditames da Constituição”, completou.
Raposa: Eudes Barros valoriza professores, com reajuste anual e salários em dias
A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), informa que efetuou o pagamento do reajuste anual de 3,62% aos professores efetivos do município nesta quarta-feira (31). Além disso, a SEMED comunica que os 15 dias de férias dos professores efetivos que estão em sala de aula também foram devidamente remunerados.
O prefeito Eudes Barros destacou que reconhece a importância do momento para os profissionais da educação.
“Estamos iniciando um novo mês com essa excelente notícia, onde conseguimos efetuar o pagamento do reajuste anual dos professores, bem como repassar o valor referente aos 15 dias de férias. Sabemos o quanto esses profissionais são essenciais para o desenvolvimento do nosso município. Por isso, valorizá-los tem sido um dos pilares da minha gestão”, finalizou.
Mayara Pinheiro se consolida como melhor opção para a prefeitura de São João Batista
Mayara Pinheiro transformou sua trajetória de lutas na realização de um sonho / Foto: Fabiana Pinheiro
Confiança, compromisso e responsabilidade. Com seu conhecido jeito de falar destacando frases de efeitos que acabam memorizando na cabeça das pessoas, a vice-prefeita de São João Batista, Mayara Pinheiro, costuma repetir com frequência essas três palavras em encontros com aliados e correligionários políticos no município.
No seu mais recente ato público, realizado em novembro para homologar sua filiação ao União Brasil, Mayra descrevia para os interlocutores que prestigiaram a solenidade, que era uma mulher de palavra e voltou a reforçar que “o bom político é aquele que faz várias alianças e o político bom é aquele que faz alianças certas”.
Cultivando a aura de mulher simples, centrada e mãe de família, sempre manteve alta popularidade no lugar nestes oito anos de trajetória política. Prova disso, por exemplo, é que ela foi decisiva nas últimas duas eleições para a prefeitura joanina e ajudou a eleger dois prefeitos. Nesse período, também contribuiu para derrotar um dos mandatários joaninos que não conseguiu renovar o mandato, após a vice ficar do lado oposto da disputa.
Uma vice vitoriosa
Em 2016, quando estreou na política como candidata a vice-prefeita, foi decisiva na vitória do então prefeito João Dominici (PSDB), que foi eleito com 6. 972 votos contra 4.485 sufrágios obtidos pelo segundo colocado, Mecinho (PRP).
Na eleição de 2020, Mayara rompeu com Dominici e aceitou ser companheira de chapa de Mecinho (PSC), que acabou se elegendo prefeito com 7.126 votos. Por sua vez, Dominici (PSD) que disputava a reeleição terminou o pleito na terceira colocação com apenas 3.056 sufrágios.
Em lados opostos
Quase quatro anos depois, as alianças firmadas em 2020 foram desfeitas e o prefeito e sua vice devem estar em lados opostos nas eleições deste ano na cidade. Mayara tem uma trajetória marcada por vitórias para ela e seus antigos aliados.
No pleito eleitoral de outubro deste ano, no entanto, a nossa personagem resolveu ousar mais uma vez e, com o anseio de quem tem sede de mudança decidiu concorrer ao mandato de prefeita da cidade pela primeira vez.
“Estou muito feliz com essa recepção de vocês, pois é a demonstração espontânea que as pessoas querem mudança em nosso município”, disse Mayara com um sorriso no rosto, pouco depois de descer do palco em que discursava no ato de sua nova filiação.
Pra faz história
Depois de ajudar a eleger dois prefeitos, ela pode entrar para história como a primeira mulher eleita nas urnas para comandar a principal cadeira do Executivo municipal.
Por mais que alguns possam lembrar da ex-prefeita Surama Soares, sua chegada no cargo não se deu pela vontade popular e, sim, por meio de decisão judicial que cassou a chapa do ex-prefeito Eduardo Dominici, promovendo a ascensão da segunda colocada na disputa de 2008.
Sólido currículo
Além de atuar como vice-prefeita por quase oito anos, Mayara também pode exibir seu sólido currículo como assistente social na cidade, em municípios vizinhos e até mesmo na capital maranhense. Após romper com o prefeito Mecinho, ela deve ser candidata a prefeita com o apoio de uma ampla frente das oposições.
“Lancei minha pré-candidatura a prefeita com finalidade de validar, através da representatividade feminina, a importância do respeito, da sensibilidade, empatia, responsabilidade e verdadeira renovação política que São João Batista tanto precisa”, reforçou em seu briefing de apresentação.
Quem é ela?
Mayara Araújo Pinheiro. Nascida no dia 10 de março de 1985. Filha de Afonso Pinheiro e Duvanilde Araújo. Casada com Enock Barros Filho. Tem uma filha e duas enteadas: Eloah, Amanda e Isadora.
Em 2003, foi aprovada no vestibular da Universidade Federal do Maranhão- UFMA, formando-se em Serviço Social no ano de 2008 e concluindo a Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas no ano de 2010.
Em 2004, iniciou sua vida profissional ao ser aprovada em um processo seletivo para prestação de serviço na empresa ALUMAR. Após sua formação, atuou no Serviço Social da Empresa de Segurança e Transporte de Valores – NORSEGEL e foi assistente social por alguns anos na Delegacia de Proteção ao Idoso do Estado do Maranhão.
Além disso, integrou a equipe de Serviço Social do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Hospital Geral). Em seguida, foi aprovada em três concursos públicos municipais, nas cidades de São João Batista/MA, São Vicente Férrer/MA e Cajapió/MA.
Início da trajetória
Em 2010, começou sua atuação profissional no município de São João Batista/MA, tendo integrado a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Serviço Social da Unidade Mista José Maria Santos Jacinto, marcando o início da sua trajetória política nessa cidade, identificando-se com as questões sociais locais, o que a aproximou ainda mais da população, principalmente do público mais vulnerável.
Em 2016, afastou-se da função de Assistente Social e elegeu-se vice-prefeita do município de São João Batista, levando-a à admiração pelo meio por entender que a transformação social acontece dominantemente, através da política.
O que a motivou a seguir a carreira, reelegendo-se a vice-prefeita em 2020. Neste segundo mandato, também foi eleita Vice-Presidente da União dos Vice-Prefeitos do Estado do Maranhão.
Agora lançou-se pré-candidata a prefeita com finalidade de validar, através da representatividade feminina, a importância do respeito, da sensibilidade, empatia, responsabilidade e verdadeira renovação política que São João Batista tanto precisa.