Calvet reinicia licitação após empresa ligada a vereadora de Santa Rita desistir de fornecer merenda em Rosário
No final de 2018, o ativismo na web disparou uma série de protestos anticorrupção pelo Brasil. Na época, o prefeito de Rosário, Calvet Filho (Republicanos), aderiu ao movimento e passou a usar as redes sociais para criticar os supostos atos de corrupção atribuídos ao Partido dos Trabalhadores (PT) em esquemas do mensalão e do petróleo.
Na época, o ‘falso moralista’ fez vários comentários divulgados nas plataformas digitais. Num deles, chegou a afirmar que era contra a corrupção e costumava esbravejar que lugar de bandido era na cadeia.
Seis anos depois das duras críticas, adivinha quem começou a ter seu nome arrolado em supostos atos de corrupção no estado? Calvet Filho.
Denunciado pelo Ministério Público Estado, por conta de um suposto esquema de rachadinha para pagamento da amante, o mandatário rosariense pode começar a ter sérios problemas na justiça e tomando os mesmos destinos de políticos do partido que ele tanto condenou à cadeia.
A cada dia que passa, surge uma nova denúncia na mídia apontando indícios do envolvimento de Calvet com atividades ilícitas em sua gestão, marcada por um festival de escândalos. Após usar as redes sociais para dedicar seu tempo a condenar os atos de corrupção, ele mesmo agora se vê em cima do telhado de vidro prestes a cair junto com sua suposta rede criminosa.
Empresa de parentes
Após uma série de fatos negativos, hoje, mais uma denúncia foi enviada ao blog da Dalvana Mendes. De acordo com as informações, o prefeito é suspeito de contratar empresas de parentes para prestar serviços ou fornecimento de produtos à prefeitura rosariense.
Uma delas é a LC Empreendimentos, do empresário Luiz Carlos Enes Calvet Filho, que seria irmão da vereadora de Santa Rita, Luiza Calvet (Republicanos). No ano passado, a firma participou de um Pregão Eletrônico nº 21/2023, cujo objeto era Registro de Preços para futura e eventual contratação para fornecimento de gêneros alimentícios destinados a merenda escolar com finalidade de atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar de interesse da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Rosário/MA.
De acordo com o edital, o valor estimado era R$ 4.255.373,50. A LC Empreendimentos venceu um dos lotes, mas acabou desistindo alegando que não poderia manter o valor ofertado na proposta adjudicada e, consequentemente, não assinaria a Ata. Por conta disso, o pregão foi reiniciado no último dia 13 deste mês, às 09h:00min (horário de Brasília/DF), na sala virtual de licitações (https://www.portaldecompraspublicas.com.br/).
Se o edital não fosse publicado, após a desistência da empresa de parente do prefeito, poucas pessoas ficariam sabendo do negócio envolvendo membros da própria prole. Assim tem sido a gestão de um falso moralista em Rosário. Com Calvet, os familiares também não ficam sem contratos.