Vereador Marquinhos comemora aniversário com entrega de cestas básicas

Vereador Marquinhos comemora aniversário com entrega de cestas básicas

Em comemoração ao 41º aniversário, completados nessa sexta-feira (04), o vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM) entregou diversas cestas básicas para melhorar a segurança alimentar das famílias carentes com dificuldades em São Luis.

Pelas redes sociais, Marquinhos agradeceu a oportunidade de contribuir com o próximo. “Agradeço a Deus a oportunidade de hoje, no dia do meu aniversário, poder presentear e alegrar a vida de algumas famílias com a distribuição de cestas básicas”, comemorou.

O reconhecimento público deste espírito humanitário levou Marquinhos ao terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de São Luís, local onde fortaleceu sua nata musculatura política defendendo os interesses do povo humilde que vive nas periferias e zona rural da cidade. Enquanto vereador, Marquinhos sempre conduziu sua trajetória imbuído do espírito que aspira por paz, harmonia, equilíbrio e justiça, dispensando aos colegas respeito e consideração.

Assim sendo, desejamos que este novo ciclo de vida seja brindado de saúde, fé e coragem para que a sua brilhante jornada continue a ser farol na vida de muitos.

Secretário Felipe Camarão pode ir para o PT ou PSB

Secretário Felipe Camarão pode ir para o PT ou PSB

De O Imparcial

“Após 3 anos de filiação, deixo o partido Democratas. Hoje, dia 1/6, após cordial e franca conversa com presidente estadual do DEM, dep. Juscelino Filho, agradeci o tempo em que fiquei na legenda e comuniquei minha saída para seguir novos rumos e continuar trabalhando pelo MA”, disse o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, ao usar seu perfil no Twitter para anunciar, na noite do último dia 01 de junho, que deixa o partido Democratas.

Felipe Camarão é pré-candidato a deputado federal e já havia confirmado anteriormente que deixará do cargo em abril para a disputa da eleição em 2022. E, sem muito alarde, lançou no mês passado a sua campanha a uma vaga à Câmara dos Deputados em Brasília, apenas com a presença de poucos amigos em uma lanchonete. Pela cidade é possível ver  automóveis adesivados com o desenho de um camarão na cor laranja com o slogan “Avante Camarão!”, que faz referência a seu sobrenome.

Especula-se que com sua saída do Democratas  provavelmente se filie ao Partido dos Trabalhadores, PT, para ajudar a legenda a tentar garantir duas vagas na Câmara Federal, considerando que hoje o partido conta com o Deputado Zé Carlos, pré-candidato à reeleição; ou no PSB, partido que tem como representante no estado o deputado federal Bira do Pindaré. Ambos os partidos estarão na base de apoio do governador Flávio Dino (PCdoB), candidato ao senado, e do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), candidato ao Palácio dos Leões. O anúncio da nova legenda poderá ser anunciado em breve.

Vale lembrar que em 2020, o nome de Felipe Camarão chegou a ser ventilado para disputar a Prefeitura de São Luís pelo DEM, mas ele descartou a possibilidade justificando que concentraria forças no trabalho que vem desenvolvendo na Secretária de Educação. “Conversei com o governador e decidi que o melhor caminho a seguir é continuar focado no trabalho educacional que venho executando, sob o seu comando. Retiro meu nome de qualquer especulação para futura candidatura à Prefeitura. O foco é educação para todos e não eleição!”, disse Camarão em comunicado na época, abrindo passagem para a candidatura do deputado estadual, Neto Evangelista, que concorreu à vaga pelo seu antigo partido: o DEM.

Trunfos para uma campanha exitosa

Como secretário, Felipe Camarão tem como trunfo a revolução que fez na educação em 217 municípios e que hoje é reconhecida nacionalmente. Entre as ações mais importantes que pode ter um reflexo direto nas urnas em 2022 está a façanha de vacinar em plena pandemia do novo coronavírus, com o apoio do governo do estado, mais de 120 mil profissionais da educação, sem contar na imunização de professores em diversos municípios onde anteriormente haviam faltado vacinas para a segunda dose. “É o momento mais difícil da história do Brasil. É claro que em relação à saúde, mas também sobre a educação. Os efeitos não estão sendo sentidos agora, mas nos próximos anos a sociedade vai ver o reflexo deste momento, principalmente os efeitos. Está sendo desafiador demais esse momento”, disse ele recentemente em entrevista a uma emissora de rádio da capital.

Felipe Camarão lembrou que o governo criou diversos mecanismos para levar o ensino na rede pública até os alunos, dentre eles a distribuição de chips, plataforma no Youtube, material impresso e aulas em rádio e televisão aberta, por meio da TV Educação. E afirmou que trabalha no sentido de resgatar o aluno para voltar às escolas.

O secretário destacou a importância do programa Escola Digna, que pretende chegar a todos os municípios maranhenses com 1.330 escolas dignas, que estão presentes em um total de 200 municípios dos 217 que o estado tem.  Ainda segundo Camarão, a previsão para a realização do vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) é para o mês de julho.  Felipe Camarão acredita que todos os profissionais da educação devem ser imunizados até o meio do ano, e que a partir de agosto a rede estadual vai poder voltar ao sistema híbrido de ensino.

Outra ação que deve surtir efeito positivo em sua campanha a uma vaga ao senado é o combate à chamada pobreza menstrual no Maranhão. O governo do estado distribuirá absorventes a estudantes da Rede Pública Estadual. A ação será realizada no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e alcançará cerca de 150 mil meninas estudantes em todas as 19 Unidades Regionais de Educação.   “Por determinação do governador Flávio Dino vamos combater esse problema que coloca em risco a saúde física e mental de meninas e causa a evasão escolar. Vamos enfrentar essa dificuldade com uma política pública séria, que irá melhorar a qualidade de vida de muitas meninas que não têm acesso a esse produto de higiene”, destacou Felipe Camarão.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

São José de Ribamar aplica mais de 30 mil doses contra a Covid-19

São José de Ribamar aplica mais de 30 mil doses contra a Covid-19

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), vem se empenhando para vacinar a população. A quantidade de doses aplicadas chegou a 30.355, sendo 22.509 primeira dose e 7.846 segunda dose.

Com a nova remessa de doses recebidas pelo Ministério da Saúde, a cidade chegou a 70.521 doses recebidas. Para acelerar o processo, a vacinação segue no formato de força tarefa e está imunizando a população em geral de 55 a 59 anos e grupos prioritários.

Desde o começo da força tarefa de vacinação, no dia 26 de maio, foram aplicadas 3.113. Desse total, 1.012 doses foram aplicadas só no dia 1º de junho.

Os grupos, idade e cronograma de vacinação são atualizados toda semana, de acordo com a quantidade de doses no estoque.

Na sexta-feira (4), a prefeitura segue vacinando no Liceu Ribamarense I e III, Escola Municipal Alto do Turu e SESI Araçagy, das 8h às 16h. No sábado (5), a imunização ocorre das 8h às 13h no Liceu Ribamarense I, e das 8h às 12h no SESI Araçagy.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Vereador Umbelino Júnior vai tirar licença e Aldo Rogerio assumirá mandato na Câmara de São Luís

Vereador Umbelino Júnior vai tirar licença e Aldo Rogerio assumirá mandato na Câmara de São Luís

O vereador Umbelino Júnior (PRTB), anunciou durante a sessão extraordinária remota desta quarta-feira, 02, que vai tirar licença do mandato a partir desta quinta-feira (3). Durante o afastamento, que deve durar quatro meses, o suplente Aldo Rogerio Ribeiro Ferreira, mais conhecido como Aldo Rogerio, vai ocupar o cargo parlamentar na Câmara de São Luís.

Umbelino não será remunerado durante a licença. Ele disse que decidiu se afastar para tratar de assuntos pessoais dando ao colega de partido a oportunidade de assumir o mandato.

Quem é ele?
Aldo Rogerio conquistou 1.016 votos nas eleições de 2020. Ele é natural de São Luís e tem 45 anos.

Desde 2008, Rogerio tenta ocupar uma cadeira no Legislativo ludovicense. Nas últimas três eleições, ele ficou na condição de suplente e agora assume a vaga de Umbelino Júnior na Câmara Municipal. A data para posse ainda não foi definida.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Raposa adota rodízio de veículos por quatro dias para conter coronavírus

Raposa adota rodízio de veículos por quatro dias para conter coronavírus

A Prefeitura de Raposa informa que nesta quinta-feira (03), volta a prevalecer o rodízio municipal para veículos em vias do município. A medida, validada no Decreto de Nº017, tem o objetivo de combater o avanço da pandemia na cidade.

O ato terá início nas primeiras horas de quinta (03) e termina no domingo (06). As fiscalizações serão intensificadas e será aplicada multa se houver desobediência à restrição. O rodízio de placas fica da seguinte forma:

Nos dias 03 (quinta-feira) e 05 (sábado) de junho de 2021, fica autorizada a circulação de veículos com placas de terminação ímpar;

Nos dias 04 (sexta-feira) e 06 (domingo) de junho de 2021, fica autorizada a circulação de veículos com placas determinação par.

Serão excluídos da restrição imposta pelo rodízio de placas, veículos que fazem parte da frota de serviços considerados essenciais. São eles:

Defesa civil;

Das forças armadas;

De fiscalização e operação de transporte de

Passageiros;

Funerários;

Dos Conselhos Tutelares;

De transporte de valores, devidamente autorizados pelo Departamento de Polícia Federal;

De reportagem voltada à cobertura jornalística;

De transporte de produtos alimentares perecíveis, ou seja, todo alimento alterável ou instável à temperatura ambiente, processado ou não, congelado ou supergelado, ou que necessite estar obrigatoriamente em temperaturas estabelecidas por legislação específica;

Os caminhões de abastecimento do comercio local com produtos perecíveis ou não;

Os de coleta de lixo;

Os veículos dos servidores públicos municipais que trabalhem nas Secretarias e órgãos de que trata o art. 2º.

Os residentes e domiciliados no município de Raposa, assim como, os comerciantes locais.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Rosário tem a “prefeita” de mandato mais curto do Brasil

Rosário tem a “prefeita” de mandato mais curto do Brasil

A cidade de Rosário registrou hoje, 3, um novo recorde: teve a prefeita com o mandato mais curto da história política do país.

Cláudia Anceles (PT), eleita vice-prefeita em 2020, assumiu o comando do Município mas passou pouco mais de uma hora no cargo.

A petista foi alçada ao posto de prefeita após a Câmara Municipal armar mais uma cassação do prefeito Calvet Filho (PSC).

Ocorre que logo após a sessão uma decisão do desembargador Marcelo Carvalho, do Tribunal de Justiça do Maranhão, suspendeu todos os atos perpetrados pelo Legislativo municipal.

Antes disso, Várias pessoas reuniram-se em frente à Camara e atiraram ovos contra o prédio. A Polícia Militar foi acionada para conter o ato.

Calvet Filho já havia sido afastado do posto de prefeito de Rosário pela Câmara, em maio.

Dias depois , contudo, a juíza Karine Lopes de Castro, titular da 1ª Vara da Comarca de Rosário, determinou o seu retorno ao cargo.

Em seu despacho, a magistrada deu razão aos três principais argumentos da defesa: de que os vereadores descumpriram o rito regimental ao dar um único voto, cada, para todas as acusações contra o gestor; ao votar nominalmente, quando a votação deveria ser secreta; e ao se permitir que o presidente votasse mesmo sem ter havido necessidade de voto de minerva – o que acabou contribuindo para que se chegasse aos 2/3 de votos exigidos para a cassação.

A decisão foi posteriormente mantida por Marcelo Carvalho, o mesmo desembargador que, na quarta-feira, determinou a suspensão da nova sessão da Câmara que mais uma vez cassou Calvet Filho.

Com o despacho, o prefeito eleito segue no comando do Município.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Flávio Dino recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19

Flávio Dino recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), divulgou ontem, 1º, que já tomou sua primeira dose de vacina contra a Covid-19.

O governador tem 53 anos, público que, pelo calendário da Prefeitura de São Luís, foi vacinado na segunda-feira, 31.

“Alcançada a minha idade, tomei agora a vacina contra o coronavírus”, escreveu ele.

O governador, contudo, não se dirigiu a nenhum posto da prefeitura para receber seu imunizante. Vacinou-se no Palácio dos Leões.

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Hilton Gonçalo oferece serviço de tomografia no município de Santa Rita

Hilton Gonçalo oferece serviço de tomografia no município de Santa Rita

O prefeito Hilton Gonçalo acompanhou nesta quarta-feira (2), os primeiros exames realizados no novo novo tomógrafo no Hospital municipal Maria Helena Freire.

Adquirido com recursos próprios, o tomógrafo vai garantir exames de imagem de qualidade para a população de Santa Rita, sem a necessidade de ter que se deslocar até São Luís.

Hilton Gonçalo informou que o tomógrafo é um importante equipamento de diagnóstico de doenças.

“Nesse momento de pandemia temos mais um auxílio para ajudar a tratar a nossa população”, destacou o prefeito.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Morre o jornalista e ex-deputado estadual Luís Pedro

Morre o jornalista e ex-deputado estadual Luís Pedro

Morreu nesta quarta-feira, 2, vítima de infarto, o ex-deputado e jornalista Luiz Pedro.

Militante de esquerda, ele foi filiado ao PDT quando exerceu seu último mandato na Assembleia Legislativa. Atualmente estava no PT e comandava um blog sobre política, o “Assim que é”, além de participar do programa “Os Analistas”, da TV Guará.

Luiz Pedro sofreu um infarto no fim de semana e, desde o episódio, estava internado no UDI Hospital.

O velório ocorrerá hoje, a partir das 10h, na Pax União do Centro.

 

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Presidente da Câmara de Rosário tenta nova manobra para tirar o mandato de Calvet

Presidente da Câmara de Rosário tenta nova manobra para tirar o mandato de Calvet

Algo inacreditável segue acontecendo na Câmara de Vereadores do Município de Rosário por parte dos parlamentares que querem a todo custo colocar o Presidente da Câmara como prefeito, mesmo não sendo eleito para isso.

Mesmo após a justiça ter se manifestado sobre o pedido de cassação que afastou o prefeito Calvet Filho e após decisão decidiu retornar o prefeito para o cargo que lhe foi dado pelo voto popular, agora a Câmara de Vereadores trama uma nova “manobra” desrespeitando até mesmo a ordem judicial da Juíza Dra. Karine Lopes e do Desembargador Dr. Marcelo Carvalho.

Na calada da noite, tramando um novo golpe , o Presidente da Câmara, Carlos do Remédio, marcou uma nova sessão para amanhã às 13:00min para votação da cassação do Prefeito Calvet Filho.

O que deixa até mesmo a justiça sem entender onde de fato o Presidente da Câmara quer chegar e que deixa a população se perguntando até quando o Ministério Público ficará calado sem notificar os devidos vereadores sobre tais atos ao arrepio da lei.

Com mais essa atitude por parte dos parlamentares, a população Rosariense deve voltar a ir às ruas, protestar por tal golpe tramado pelo Presidente da Câmara que busca a todo custo ser prefeito ferindo até mesmo as leis.

Com mais esse ato, deixa claro e evidente tamanha perseguição de alguns vereadores contra o prefeito Calvet Filho, onde alguns parlamentares afirmaram a uma pessoa ligada à este blog que “não irão deixar o prefeito trabalhar durante os quatro anos”.

Sendo assim, acreditamos que o Ministério Público deve se manifestar o mais rápido possível sobre tais atos dos vereadoresLeia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834