Promotor acusado de extorsão já foi investigado por pedir ‘favores’ a ex-secretário de Saúde

Promotor acusado de extorsão já foi investigado por pedir ‘favores’ a ex-secretário de Saúde

Zanony Passos Silva Filho foi alvo de Reclamação Disciplinar no Corregedoria Nacional do Ministério Público, após figurar em inquérito da Polícia Federal que apontou ligação de proximidade e favores com Ricardo Murad

O promotor de Justiça do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, Zanony Passos Filho, titular da 32ª Promotoria de Justiça Especializada, que foi acusado de extorsão pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSDB), já foi alvo de uma sindicância aberta pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que apurou uma suposta ligação de proximidade e favores com o ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad.

Zanony Filho, mais uma vez vira notícia, por se envolver em situações nada republicanas, ele é acusado de extorsão. De acordo com o vereador Paulo Victor, o promotor pediu cargos e dinheiro para não dar prosseguimento a uma investigação contra ele e outros vereadores da capital envolvendo emenda parlamentares destinadas a uma entidade chamada Clube de Mães Força do Amor, que tem como presidente Rosa Saldanha – autora de um depoimento ao Ministério Público que deu início às investigações contra os parlamentares.

Durante sessão na Câmara, o vereador exibiu vários prints de conversas entre ele e o Promotor Zanony Filho. Paulo Victor disse que cedeu às pressões e chantagens do Promotor e nomeou duas pessoas indicadas por Zanony em seu gabinete. No entanto, o parlamentar revelou que o Promotor pediu mais dois cargos, mas não cedeu ao pedido, decidindo colocar um ponto final nas conversas e exonerando as duas pessoas nomeadas pelo Promotor por não terem aparecido para dar expediente.

Trecho da portaria que o CNMP abriu para apurar conduta de promotor maranhense / Foto: Reprodução

Reclamação disciplinar 

De acordo com documentos aos quais o blog da Dalvana Mendes teve acesso, em outubro de 2016, o CNMP abriu Reclamação Disciplinar nº 882/2015-06 contra Zanony Passos Filho para apurar a conduta do promotor. Segundo as informações, o procedimento foi aberto após a Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal, em março de 2014. (Clique aqui e leia na íntegra)

Segundo o documento, no período compreendido entre 12 de agosto de 2014 e, pelo menos, até 12 de abril de 2016, na cidade de São Luís, o Zanony Passos Silva Filho, em razão da função pública exercida como titular da 31ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, teria praticado atos de ofício no inquérito civil nº 03/2014 em desacordo com as prescrições legais, ou os deixou de praticar quando a lei assim exigia, instrumentalizando o referido procedimento para assegurar a impunidade dos ilícitos nele versados (no caso, pagamento de propina a agentes públicos ligados à gestão da ex-Governadora Roseana Sarney Murad, decorrente de liberação fraudulenta de precatórios judiciais de R$ 120.000.000,00), solicitando e recebendo, para tanto, vantagens indevidas efetivamente dadas e prometidas pela pessoa de Ricardo Jorge Murad.

Para determinar o apensamento da Sindicância CNMP nº 223/2016-42, ao Processo Administrativo Disciplinar instaurado, foram indicadas as seguintes testemunhas, sem prejuízo das que o relator determinar:

Eduardo Mauat da Silva, delegado de Polícia Federal lotado em Curitiba/PR, na força-tarefa da Lava Jato; Alberto Youssef, preso na carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba/PR; Ricardo Murad, ex-deputado, residente no município de São Luís/MA; João Leonardo Sousa Pires, Promotor de Justiça da 29ª Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de São Luís; Daniel Menezes, agente da polícia federal, lotado na Unidade de Combate ao Desvio de Recursos Públicos, vinculada à Superintendência Regional do Maranhão, município de São Luís; e Marcelos Alves, agente da polícia federal, lotado na Unidade de Combate ao Desvio de Recursos Públicos, vinculada à Superintendência Regional do Maranhão, município de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *