Nova CNH digital já está disponível para testes em smartphones

A versão de demonstração da carteira nacional de habilitação (CNH) eletrônica já pode ser acessada por motoristas de todo o Brasil através de smartphones.
O demonstrativo trata-se apenas de uma versão inicial para mostrar como será o funcionamento da CNH-e a partir de fevereiro de 2018, quando deve entrar em vigor e documento poderá ser apresentado no lugar da carteira física e vai ser identificado pela leitura do QR Code (código digital).
Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), responsável pelo desenvolvimento, o aplicativo disponibilizado é apenas um ambiente simulado de como será a carteira digital, com imagem e dados fictícios. A solução digital foi desenvolvida para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O documento digital terá o mesmo valor jurídico do impresso, com o diferencial da praticidade e segurança. Até agora, nenhum Detran está emitindo a CNH-e.
Como ter acesso à CNH digital?
Até o momento, o aplicativo está disponível para o formato APK no sistema Android. Posteriormente, o app poderá ser baixado por todos os usuários dos sistemas Android e iOS. Quem desejar ter acesso ao aplicativo de demonstração deve acessar o site do SERPRO e baixar o aplicativo. Após seguir os passos indicados no portal e realizar a instalação, o usuário deve clicar em ‘Entrar’.
Ainda como benefício para o condutor, futuramente, será possível conferir através do aplicativo, o número de multas, receber avisos de vencimento e informações de campanhas de trânsito. Em caso de perda do smartphone, o bloqueio poderá ser feito pela internet, por meio do portal de serviços do Denatran.
Para solicitar a CNH-e, o motorista já deve ter uma habilitação impressa com QR Code e se cadastrar no portal de serviços do Denatran. Caso o condutor já tenha cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução que possibilita o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto, não será necessário novo cadastro. A solicitação deve ser feita pelo portal com a mesma senha de cadastro do SNE.