Fabrica de Desmontação: lixo eletrônico vira arte
Teve início nesta quarta-feira (19) O projeto que é realizado pela Pastoral do Menor da Área Itaqui- Bacanga e Centro de Promoção da Vida de Crianças e Adolescentes, articulado pela Rede Amiga da Criança e patrocinado pela Cemar via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento acontece no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande.
A programação de hoje (20):
9he 30min às 11h e das 14h30 às 16h – Oficinas de artesania digital e customização de hardware para o público. As inscrições nas oficinas é por ordem de chegada e a quantidade de vagas é limitada.
9h às 17h30- Exposição das peças estará aberta à visitação pública.
Durante a Feira, será lançado o Catálogo Arte e Sustentabilidade Edição 2016-2017, que tem como proposta apresentar os produtos confeccionados pelos adolescentes do projeto nas oficinas de artesania digital e customização de hardware. Tanto a Feira quanto o Catálogo contam com a produção de Dicy Rocha e Manoel Mougeot.
Um pouco mais sobre o projeto: O projeto Fábrica de Desmontação contribui para a inclusão social e produtiva de 100 adolescentes e jovens da área Itaqui- Bacanga por meio de oficinas de metareciclagem (artesania digital e customização de hardware), cursos de montagem de computadores e de informática básica, oficinas sobre cidadania e outras temáticas e oficinas de multiplicação do conhecimento em outros municípios.
O projeto é baseado na metodologia da metareciclagem, que alia reciclagem de equipamentos eletrônicos à transformação social, fazendo com que as comunidades se apropriem da tecnologia enquanto ferramenta de expressão, construção e difusão de conhecimento, geração de renda e adaptação à realidade local.