Equipe de Bequimão participa do segundo encontro do Programa LIDER em Cururupu

Equipe de Bequimão participa do segundo encontro do Programa LIDER em Cururupu

Mobilização, qualificação e integração de lideranças, com estímulo à criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, para o desenvolvimento regional sustentável. Essa é a proposta do Programa Líder, desenvolvido pelo Sebrae em todo o país. Profissionais que atuam na Prefeitura de Bequimão estão participando da dessa iniciativa.

O segundo encontro do programa aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro (quinta e sexta-feira), em Cururupu. No total, serão oito encontros entre os 11 municípios que fazem parte do Litoral Ocidental Maranhense.

O município de Bequimão foi representado pelos secretários Sidney Bouéres (Saúde) e Ademar Costa (Indústria e Comércio), além do a gente de desenvolvimento, Rodrigo Martins.

O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento sustentável, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e terceiro setor, favorecendo a identidade regional, grupal e a formação de capital social, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento.

Para o secretário de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, os encontros são fundamentais para a troca de ideias e experiências que irão fortalecer o programa no momento do planejamento. “Aqui, todos se mostram líderes, mas precisamos ser lapidados. O aprendizado aqui pode ser o caminho para a lapidação”, destacou.

O ENCONTRO
Para acrescentar mais conhecimento aos participantes, o Sebrae trouxe, do Estado do Paraná, o ex-prefeito e atual vice-prefeito da cidade de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola. Ele falou sobre a implantação do programa Líder em sua cidade, com resultados importantes para o desenvolvimento da região, composta por quatro municípios (dois paranaenses, um catarinense e um argentino), com aproximadamente 35 mil habitantes impactados.

Durante a palestra, Paulo falou dos avanços nos quatro municípios que formaram o Consórcio Intermunicipal da Fronteira, órgão que briga por melhorias na educação, saúde, infraestrutura, saneamento e segurança da região. Além disso, o vice-prefeito paranaense destacou que os 11 prefeitos do Litoral Ocidental Maranhense podem se unir para levantar investimentos em benefício da região.
“O meu município tem pouco mais de 4 mil habitantes, o menor do consórcio, mas hoje a diferença é muito grande. Primeiro é preciso deixar a vaidade pessoal e esquecer as ideologias partidárias, visando ao desenvolvimento de cada município, o que consequentemente beneficirá a região por completa”, disse Paulo Deola. A educação em tempo integral, segundo ele, foi a principal conquista até agora.

Participaram do segundo encontro o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins; a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha (PCdoB); o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro (PSDB); o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), ex-prefeitos, secretários municipais, empresários, e lideranças de diversos segmentos de toda a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *