Enquete aponta renovação acima de 50% na Assembleia

Enquete aponta renovação acima de 50% na Assembleia

Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (Foto: Aurina Carneiro / Agência Assembleia)

Em cerca de nove meses, será dada, oficialmente, a largada para as eleições de 2018, com o início das campanhas. O circuito, contudo, começa a se afunilar desde já, a partir do lançamento das pré-candidaturas. Quando o assunto é Assembleia Legislativa, a disputa fica mais acirrada, devido à disponibilidade de 42 vagas. E o eleitor maranhense já começou a escolher os favoritos, conforme mostra enquete com mais de 80 postulantes, realizada com exclusividade pelo Portal RNM.

A consulta, que foi ao ar entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro, contou com 9.075 mil votos e apurou o potencial de algumas lideranças estaduais – sobretudo os mais jovens, ou postulantes a cargos que nunca disputaram – que podem estar na disputa do ano que vem.

O presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA), Duarte Júnior, terminou a enquete com 18%, equivalente a 1.598 votos.

Em segundo lugar, ficou o secretário Municipal de Agricultura, Pesca de Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT), com 27% (1.578 votos).

O deputado estadual Wellington do Curso (PP), ocupa o terceiro lugar com 12%, equivalente a 1.094 votos. Ele é seguido de perto pelo vereador de São Luís, Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM), com 11% (ou 1.001 votos).

Dos nomes que constam na lista, apenas o deputado Max Barros (PRP) não recebeu nenhum voto. O deputado Stenio Rezende (DEM) e o ex-vereador de São Luís, Bispo Paulo Luiz (PRB), receberam apenas 1 voto, cada. Os três aparecem com 0%.

Outro dado bastante interessante apontado na intenção de voto é a possibilidade de renovação de mais da metade da bancada da Assembleia Legislativa na próxima legislatura. Formada por 42 parlamentares, a Casa seria composta por 23 deputados eleitos e 19 reeleitos, conforme revela os números abaixo da enquete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.