Sustentabilidade: gestão Eudes Barros capacita Agentes Jovens Ambientais
Na manhã dessa segunda-feira, 13, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou um curso para capacitação dos Agentes Jovens Ambientais (AJA). A capacitação aconteceu no Núcleo de Formação Continuada (NUFOC), e contou com a participação da coordenadora do (AJA) em Raposa, Suziane Soares, que representou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).
A mediação foi coordenada pela bióloga Ana Valéria, que ministrou sobre educação ambiental, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, e os principais ecossistemas do município de Raposa.
O programa de formação dos Agentes visa capacitá-los no que tange às políticas de desenvolvimento sustentável e demais ações relacionadas à educação ambiental, como explica Suziane Soares. “Queremos contribuir para a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses e incentivar a participação dos jovens em suas comunidades. Também busca conscientizar a população local da importância da união em torno de ações que resguardem a sustentabilidade ambiental”, finalizou.
No final do curso, o técnico do meio ambiente da SEMMA, Murilo Rocha, fez um resumo sobre a questão ambiental, a geografia da cidade, a medida territorial, os manguezais, a biodiversidade da fauna e da flora, a pesca e o turismo.
“A SEMMA montou esse curso para capacitar os jovens durante as ações que eles irão realizar durante o programa. Hoje, eles aprenderam aulas teóricas, e na próxima semana irão participar de aulas práticas dentro dos manguezais e trilhas ecológicas, para conhecer a nossa biodiversidade. Eles precisam dessa capacitação para que possam repassar esse conhecimento nas escolas do município e nas suas comunidades.
A integrante do programa, Maria Cristine, de 20 anos, relatou que foi muito gratificante. “Manhã de muito aprendizado, aprendo cada dia mais sobre as práticas que visam proteger a natureza e a importância de preservar o meio ambiente, pois, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência”, finalizou.