‘Fiz em 03 anos, o que meu adversário não fez em 12’, diz Miltinho após reeleição

‘Fiz em 03 anos, o que meu adversário não fez em 12’, diz Miltinho após reeleição

miltinho O prefeito de São Mateus do Maranhão, Hamilton Nogueira Aragão, o Miltinho (PSB), foi reeleito para a gestão 2017-2020. Ele teve 10.691 votos válidos, o que representa 49,85 % do colégio eleitoral do município. Advogado, com 52 anos, Miltinho foi o representante da coligação ‘Consolidar e Avançar’, tendo como candidato a vice-prefeito, o também advogado Ivo Rezende, do PCdoB.

Reeleito, o prefeito mateusense concedeu entrevista à imprensa para destacar sobre o plano de governo para a cidade, a continuação dos projetos que estão sendo realizados e para agradecer a todos que acreditaram e o ajudaram a consolidar os avanços que estão sendo implementados no município através de sua gestão em parceria com o Governo do Estado.

—A minha reeleição foi construída em cima de muito trabalho e perseverança que se consolidou com a parceria do Governo do Estado. Por isso, quero agradecer de coração a cada um dos mateusenses apostaram na continuação da nossa gestão. Não posso descrever a minha emoção, que estou sentindo nesse momento, eu quero dividir a esse sentimento com cada pessoa que acreditou na nossa luta, na nossa caminhada, que nos ajudou a chegar até aqui. Essa vitória não é minha, essa vitória é do povo de São Mateus — declarou.

Ao longo da campanha, Miltinho teve como estratégia explorar a comparação direta dos 03 anos de sua gestão com os 12 anos do governo do adversário Francisco Rovélio Nunes Pessoa, o Coronel Rovélio (PP), reforçando que sua reeleição é a confirmação de que o povo aprovou as conquistas que vem sendo obtidas desde o inicio de 2013, quando assumiu a prefeitura em seu primeiro ano de mandato.

—Na campanha fiz questão de usar como estratégia a comparação dos meus 03 anos de sua gestão com os 12 anos do governo do adversário [Coronel Rovélio] e a minha reeleição é a prova de que o povo aprovou as conquistas que estão sendo obtidas desde que assumimos a prefeitura no inicio de 2013 em nosso primeiro mandato. A gente vive um momento difícil no Brasil. Um momento de crise econômica, que afeta em geral as prefeituras. Isso sinaliza para um esforço adicional dos prefeitos eleitos e eu tenho consciência do quanto será importante manter o equilíbrio das contas, pagar tudo em dia e garantir que a cidade continue funcionando. Esse é o nosso principal objetivo, o compromisso em resgatar nossa palavra e honrar os compromissos que assumimos ao longo dessa campanha política— concluiu.

Seis candidatos a vereador bem votados não são eleitos em Santa Luzia

Seis candidatos a vereador bem votados não são eleitos em Santa Luzia

IMG_4412

Na disputa por uma vaga na Câmara Municipal, nem sempre os candidatos mais votados vencem. Em Santa Luzia, por exemplo, 06 candidatos tiveram mais votos do que cinco postulantes eleitos com menos votos.

Isso acontece em decorrência do funcionamento do sistema proporcional, em que além dos votos nominais os candidatos dependem que seu partido ou coligação alcance o quociente eleitoral para ter direito a uma cadeira no Legislativo.

O atual vereador Kaka Ferreira (PCdoB), ficou fora da Câmara Municipal, mesmo ficando entre os onze mais votados dentre os candidatos, com 877 sendo 2.52% dos votos válidos, atrás apenas da candidata     Professora Keila (PHS), que foi eleita com 882 sendo 2.54% dos votos válidos.

O levantamento sobre a eleição proporcional no município luziense realizado pelo blog com base em dados do TSE revela que o candidato eleito com o menor número de votos foi Jeferson do Romeu (PPS), escolhido por 515 eleitores. Apesar da baixa votação nominal, a coligação do qual fazia parte o Partido Popular Socialista conseguiu 4.738 votos e assim rompeu o quociente eleitoral e conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal.

O QUE É QUOCIENTE ELEITORAL?
Nas eleições proporcionais, quando são escolhidos vereadores e deputados, é o partido ou a coligação que recebe as vagas, e não diretamente o candidato. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesse tipo de pleito, o eleitor, ao votar, escolhe ser representado por determinado partido e, preferencialmente, pelo candidato por ele escolhido.

Definido o número de cadeiras a ser ocupada por cada legenda, define-se então quais os candidatos que assumirão as vagas, respeitando o critério do número de votos.

Em 2016, para garantir uma cadeira no Parlamento Luziense, partidos e coligações precisaram de 2.220 votos. Este número é o quociente eleitoral, resultado da divisão entre a quantidade de votos válidos e o número de cadeiras existentes no Legislativo Municipal.

BEM VOTADOS, MAS NÃO ELEITOS   
Saiba quem são os candidatos que mesmo tendo recebido mais votos que candidatos eleitos não conseguiram uma cadeira na Câmara de Santa Luzia:

foto1

Prefeito de São Mateus admite disputar presidência da FAMEM

Prefeito de São Mateus admite disputar presidência da FAMEM

O prefeito reeleito do município de São Mateus, Hamilton Aragão, o Miltinho (PSB), admitiu nesta quinta-feira (6), durante entrevista concedida ao jornalista Domingos Costa, a possibilidade de disputar a eleição para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2017/18.

14569836_1178299468916887_820906916_n-1

Alçando voos mais alto na política maranhense, Aragão agora buscar vencer a eleição da Famem e representar os 216 prefeitos do Estado. “Nós faremos uma gestão inovadora e reergueremos a FAMEM”, declarou.

No último domingo, dia 02, Miltinho foi reeleito com 10.691 mil votos contra 9.316 mil do principal adversário na disputa, Rovélio (PP).

“Santa Luzia fez justiça ao descaso”, diz França do Macaquinho sobre resultado das urnas

“Santa Luzia fez justiça ao descaso”, diz França do Macaquinho sobre resultado das urnas

Prefeita eleita declarou que o seu mandato será de muito trabalho.
Prefeita eleita declarou que o seu mandato será de muito trabalho.

A empresária Francilene Sousa da Paixão, a França do Macaquinho (PP), foi eleita no último domingo (2) prefeita de Santa Luzia, no oeste do Maranhão, para os próximos quatro anos.

Em comentários em um de seus perfis nas redes sociais, após o resultado do pleito, a candidata eleita com 18.030 votos (53,00%) ressaltou que as mentiras e difamações pregadas por adversários não derrubaram a esperança e a vontade do povo de ver a cidade avançar. Para ela, o resultado das urnas deixou a certeza de que o município de Santa Luzia fez justiça em meio tanto descaso.

— Venho aqui agradecer pelos 18.030 votos destinados a mim e a meu vice Juscelino Júnior. As mentiras e difamações pregadas por alguns da oposição não derrubaram a esperança e a vontade do povo de ver a cidade avançando. Para mim, o resultado das urnas deixou a certeza de que o município de Santa Luzia fez justiça em meio tanto descaso — declarou ela em trecho da publicação.

VEJA TAMBÉM:
França do Macaquinho realiza ação que beneficia crianças carentes de Santa Luzia
“Nossa cidade não pode continuar nesse ciclo vicioso”, diz França Paixão sobre pré-candidatura a prefeita de Santa Luzia‏

A prefeita eleita atribuiu a vitória ao que chamou de “campanha do bem”, tranquila, propositiva, com segurança, levando até a população as propostas de governo.

— Foi uma campanha tranquila onde me dediquei de corpo e alma ao pleito eleitoral. Não foi uma tarefa fácil, foram dias de longas caminhadas, comícios, visitas e outras movimentações, tudo para corresponder o carinho das pessoas e a confiança que estas depositaram em mim. Sinto orgulho de ter feito uma campanha limpa, honesta e sem agressões — disse.

França comemorou a vitória ao lado da família e eleitores numa caminhada gigantesca pelas ruas da cidade. Ela reconheceu a responsabilidade do cargo que irá assumir e afirmou que no começo teve provas amargas, mas sua vitória hoje tem sabor de mel. A candidata diz que aprendeu que nenhum obstáculo é grande, se a vontade de vencer for maior.

— O povo democraticamente escolheu e graças a Deus nos elegeu prefeita já na minha primeira disputa. Conseguimos essa vitória, temos esse compromisso, essa responsabilidade porque o povo de Santa Luzia não votou simplesmente na mudança, o povo votou na França com esperança. Temos essa responsabilidade de trabalhar com amor pela nossa cidade e dar nosso retorno em nome da gratidão. No começo teve provas amargas, mas minha vitória hoje tem sabor de mel. Eu aprendi, que nenhum obstáculo é grande, se nossa vontade de vencer for maior — afirmou.

APURAÇÃO FINAL
França do Macaquinho (PP) recebeu 53,00% (18.030 votos) contra 40,59 % (13.808 votos) do seu principal adversário, Airton Cavalcante (DEM), candidato apoiado pelo prefeito Veras no município. Leonardo Gomes (PSOL) obteve 4,75% (1.615 votos), ocupando a terceira colocação; Flavio do Posto (PR) ficou na quarta colocação com 1,60% (543 votos) e Otavio Rodrigues (PSD) ficou na quinta posição com 0,08% (26 votos). A abstenção foi de 24,76%.

QUEM É ELA? 
Natural de Santa Luzia, França Paixão tem 35 anos e é formada em biologia pela Universidade Estado do Maranhão (UEMA). Atualmente presta consultoria rural e assistência técnica a agricultores e Produtores rurais e onde também, desenvolve atividades no ramo da construção civil.

PF identifica responsáveis por desvio de R$ 36 milhões na área da Saúde no MA

PF identifica responsáveis por desvio de R$ 36 milhões na área da Saúde no MA

policia-federal-sermao-aos-peixes-940x540

A Polícia Federal (PF) divulgou nesta quinta-feira (6) os nomes dos três presos na 2ª e 3ª  fase da Operação Sermão aos Peixes, que investiga o desvio de verbas da saúde destinadas a hospitais públicos no Maranhão. Foram presos os proprietários do Instituto de Cidadania e Natureza (ICN), Benedito Silva Carvalho e Péricles Silva , no Maranhão, e um dos diretores da Bem Viver – Associação Tocantina para o Desenvolvimento da Saúde, Emílio Resende Borges.

Eles são responsáveis por empresas terceirizadas da área da Saúde chamadas de Organizações Sociais, que prestaram serviço ao Governo do Maranhão entre 2010 e 2013, e teriam desviado pelo menos R$ 36 milhões dos cofres públicos.

Na segunda fase, denominada de Operação Abscôndito, as investigações identificaram que o grupo criminoso agiu no sentido de destruir e ocultar provas, incluindo a venda suspeita de uma aeronave objeto de decisão judicial, após o possível vazamento da Operação Sermão aos Peixes, em novembro de 2015.

A outra fase da operação, batizada de Voadores, apurou o desvio de cerca de R$ 36 milhões através do desconto de cheques e posterior depósito nas contas de pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos envolvidos, incluindo o saque de contas de hospitais.

Pinto Itamaraty assume vaga no Senado

Pinto Itamaraty assume vaga no Senado

Pinto Itamaraty (PSDB-MA) tomou posse como senador ontem(5), durante sessão do Plenário. Ele é o primeiro suplente do senador Roberto Rocha (PSB-MA), que se licenciou para tratar de assuntos particulares.

(Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

José Eleonildo Soares, o Pinto Itamaraty, foi deputado federal pelo PSDB maranhense por dois mandatos e vereador por duas vezes em São Luís (MA). Em sua segunda eleição como vereador, obteve o maior número de votos de toda a história do estado. Atualmente é vice-presidente do PSDB do Maranhão.

Logo depois da posse, Pinto Itamaraty e Roberto Rocha encontraram-se com o senador pelo PSDB, Aécio Neves, que deu boas vindas ao colega de partido.

Greve dos bancários completa um mês no Maranhão

Greve dos bancários completa um mês no Maranhão

A greve dos bancários no Maranhão completa um mês nesta quarta-feira (5) e segue sem previsão de término. Na capital, 100% das agências de bancos públicos aderiram à greve. Nos bancos privados, a paralisação é parcial. A categoria paralisou as atividades no último dia 6 de setembro com uma mobilização na Praça Deodoro, Centro da capital maranhense. Eles reivindicam reajuste salarial e maior participação nos lucros da instituição.

O que se comenta nas agências bancárias é que, mesmo com alguns serviços sendo oferecidos em caixas eletrônicos, as operações são ineficientes. Quem confirma isso é a funcionária pública Luzia Rocha. Além da dificuldade em resolver pendências, ela reclama da grande quantidade de pessoas usando os terminais.

Paralisação dos bancários no Maranhão completa 30 dias (Foto: Robert Oliveira/G1)

O trabalhador autônomo José Laurindo conta que acha legítimo o movimento grevista, mas apela para que a população não sofra consequências. “Eu acho bom eles se manifestarem, é um direito, mas fica claro que quem sofre as consequências é a população, que não tem nada a ver com isso. Se pelo menos os caixas eletrônicos funcionassem normalmente, mas nem isso acontece”, queixou-se.

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) informou ao G1 que reuniões são feitas diariamente pelo comanda de greve para avaliar o movimento. Segundo o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan, uma reunião de negociação foi solicitada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban) e será realizada na tarde desta quarta-feira.

Reivindicações
De acordo com o Seeb-MA, a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) – braço sindical da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) – foi rebaixada para 6,5%, o que é considerado abaixo do índice de inflação do período estipulada em 9,31% pela categoria. Além do Seeb-MA, sindicatos do Rio Grande do Norte e de Bauru reivindicam juntos reajuste de 28,33%, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 25% do lucro líquido linear, isonomia e a reposição das perdas salariais acumuladas.

Segundo o Seeb-MA, em rodada de negociação realizada no dia 29 de agosto, em São Paulo, a Fenaban apresentou a proposta rebaixada, com o reajuste, o salário de ingresso de caixa e tesoureiro passaria de R$ 1.802,48 para R$ 1.919,64 e o auxílio-refeição de R$ 29,64 para R$ 31,57, segundo o sindicato.

Greve em 2015
A última paralisação dos bancários ocorreu em outubro de 2015, com duração de 21 dias. À época, a maioria da categoria aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Saúde e educação serão prioridades, diz Fernanda em seu 1º discurso como prefeita eleita

Saúde e educação serão prioridades, diz Fernanda em seu 1º discurso como prefeita eleita

Logo após o resultado das eleições, a empresária Fernanda Gonçalo (PMN) fez seu primeiro discurso como prefeita eleita de Bacabeira. Foi na praça principal da cidade em cima de um trio elétrico. Ao lado do marido, o médico Hilton Gonçalo que também se elegeu prefeito de Santa Rita, Fernanda aproveitou para agradecer os votos que recebeu, rebateu os ataques dos adversários e afirmou que a saúde e educação serão prioridades em sua gestão.

14495305_1186176051405443_5502922191794075841_n

Ela disse ainda que contará com a experiência que obteve ao lado do marido para desenvolver um excelente governo que pretende tirar Bacabeira do atraso dos últimos 12 anos.

— Obrigada a todos familiares, amigos e ao povo abençoado de Bacabeira por nossa vitória. A mulher do ‘doutozinho’ venceu. O povo quis colocar a mulher do ‘doutozinho’ na Prefeitura por entender que nós tínhamos projetos viáveis para o Município. Quero dizer que irei colocar em prática toda a experiência que obtive ao lado do marido para desenvolver um excelente governo que irá tirar Bacabeira do atraso de 12 anos. Afirmo a todos vocês que a saúde e educação serão prioridades em nossa gestão — declarou.

Eliziane Gama declara apoio a Eduardo Braide

Eliziane Gama declara apoio a Eduardo Braide

eliziane

A deputada federal Eiziane Gama (PPS), candidata derrotada a prefeita de São Luís, declarou ontem (3) a coluna Estado Maior que apoiará o candidato do PMN, deputado estadual Eduardo Braide, no 2º turno da eleição na capital.

Segundo a publicação, a popular socialista tem sérias restrições à gestão Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e, ainda, culpa diretamente o governo Flávio Dino (PCdoB) – principal apoiador do pedetista – por supostos ataques que diz ter sofrido ao longo dos últimos dois anos.

João Castelo com Eduardo Braide no segundo turno em São Luís

João Castelo com Eduardo Braide no segundo turno em São Luís

  • braide-castelo

 

O candidato à prefeitura de São Luís, Eduardo Braide (PMN), recebeu um apoio de peso para o segundo turno nas eleições da capital. Segundo o Blog do Diego Emir, o ex-prefeito João Castelo (PSDB) fechou com o candidato do PMN.

Eduardo Braide tem uma ligação antiga com João Castelo. O deputado estadual foi secretário de Orçamento Participativo, quando ainda estava no PSB na gestão tucana de São Luís entre 2009 e 2012.