Vídeo: Crianças caminham 3km para chegar à escola em Paço do Lumiar
Blog Udes Filho

As crianças caminham 3 km de casa até a escola. Esse percurso é feito diariamente por várias crianças, que precisam chegar a Escola Municipal Vereador Francisco Oliveira Dias, na Avenida Principal de Pedrinhas, no Porto de Mocajituba, em Paço do Lumiar.
A cena, que se repete diariamente, piorou desde o ano passado, quando o transporte público escolar de responsabilidade do poder público municipal, que já era insatisfatório, deixou de funcionar de vez, dizem as mães de alunos.
No mês passado, após pressão de mães e pais de alunos, um ônibus da empresa Cris Bell passou a, esporadicamente, atender os estudantes. No entanto, quando passa, sempre em horário muito adiantado ou atrasado demais, dificultando o acesso das crianças ao transporte escolar.
ESCOLA FANTASMA
O que mais espanta as mães e pais de alunos do Cotovelo é o fato de existir na comunidade, a poucos metros de suas residências, uma escola que já foi reformada, mas está sem funcionar há pelo menos dez anos. De acordo com relatos, há uns dois ou três anos a Escola Tatiana Alves da Silva foi toda reformada e totalmente equipada com ventiladores, cozinha e todo o aparato para um bom funcionamento. Mas dias após, em período eleitoral, segundo afirmam os moradores, todos os equipamentos instalados foram recolhidos e levados em um caminhão sem qualquer explicação. Caso funcionasse, ao invés de ser apenas um prédio público que serve de esconderijo para marginais e como motel público, a Escola Tatiana Alves da Silva ajudaria a amenizar os problemas da comunidade escolar do Cotovelo.
NOTA DA PREFEITURA IRRITA MÃES DE ALUNOS
Por meio de nota encaminhada ao Blog do Udes Filho, por sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tentou explicar a situação da precariedade no transporte escolas, mas acabou irritando os responsáveis pelas crianças e adolescentes, que já requisitaram as imagens da reportagem para servir como base para uma denúncia ao Ministério Público.
Na nota, a Prefeitura afirma que o transporte escolar dos alunos das comunidades do Combique, Cotovelo, Pedrinhas e Porto do Mocajituba está funcionando parcialmente, devendo ser regularizado até o final do mês de abril.
Para a Patrícia Santos, moradora do Cotovelo e mãe de crianças matriculadas nos turnos matutino e vespertino, na Escola Vereador Francisco Oliveira Dias, a resposta da prefeitura foi bastante insatisfatória.
“É a mesma conversa que ouvimos todas as vezes que fomos até a prefeitura reclamar e protestar, mas nunca solucionaram nada. […] Agora, queremos soluções e não mais promessas mentirosas. Vamos fechar a Prefeitura em sinal de protesto e encaminharemos denúncia ao Ministério Público”, desabafou.
Veja a íntegra da nota da Prefeitura de Paço do Lumiar
ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
12/04/2016
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – O serviço de transporte escolar que atende aos alunos das comunidades do Cumbique, Cotovelo, Pedrinhas e Porto do Mocajutuba está em funcionamento parcial, devendo ser plenamente regularizado até o final do mês de abril, com a ampliação da frota, ofertando mais um veículo para atender a estas localidades;
2 – O prédio escolar existente na comunidade do Cotovelo foi reformado e desativado em gestões anteriores, porém, em avaliação da situação estrutural e do estado em que se encontra o local, foi constatado pela administração que não oferecia condições de uso. Está sendo realizada nova análise para emissão de laudo técnico, a fim de que se proceda com as intervenções necessárias de recuperação da escola;
3 – Crianças e adolescentes que moram na região estão regularmente matriculados em escolas das proximidades, que ofertam todos os níveis e etapas de ensino de competência do município;
4 – Por fim, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação ratificam seu compromisso em bem servir à comunidade e melhorar cada dia mais os serviços de assistência à classe estudantil.
Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação
Paço do Lumiar, 12 de abril de 2016.