Vereadores destacam incentivo a artistas às vésperas do Dia de São João

Vereadores destacam incentivo a artistas às vésperas do Dia de São João

Em alusão ao Dia de São João, celebrado anualmente em 24 de junho, vários vereadores da Câmara Municipal de São Luís , aproveitaram a oportunidade para realizarem reflexões sobre o clima junino espalhado pela cidade.

O primeiro a se manifestar sobre o tema, vereador Marcos Castro (PMN), que é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (CECDL), ressaltou a luta diária pela aprovação de medidas em favor da classe artística e cultural da capital maranhense nestes dois anos sem festividades.

“Tenho um diálogo muito bom com a Secretaria de Cultura e com a Prefeitura, em várias causas e objetivos, como, ontem, quando nos reunimos para discutir ações que beneficiam os artesãos da capital. E fico imensamente esperançoso porque temos nossas lutas individuais, mas sem perder de vista as coletivas”, disse.

Live junina

Apaixonada pelos festejos da época, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), destacou que o São João nos últimos dois anos precisou passar por uma reformulação, mas isso não necessariamente implicou no seu cancelamento.

De acordo com a parlamentar, alguns destes eventos se adaptaram para os tempos da pandemia do coronavírus e estão sendo realizados de diversas formas, desde as celebrações feitas em casa até as chamadas de vídeos. Ela, por exemplo, está organizando um live junina em seu instagram – @fatimaaraujomulhergeurreira – para que a data não venha passar em branco.

Socorro na pandemia

No último dia 9 deste mês, o plenário da Casa aprovou o Projeto de Lei nº 171/2021, encaminhado pelo prefeito Eduardo Braide, que cria o Auxílio Municipal Emergencial São João de São Luís.

O auxílio beneficia cantores e cantoras, artes cênicas, bumba-meu-boi, danças regionais, grupos alternativos e tambor de crioula. Será pago em parcela única e terá valor mínimo de R$ 1 mil e máximo de R$ 10 mil, de acordo com critérios a serem estabelecidos pela Secretaria Municipal de Cultura.

Leia mais notícias em www.dalvanamendes.com e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Blog por WhatsApp pelo telefone (98) 98784-1834.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.