“Um projeto iniciado há quatro anos que se renova”, diz reitor da Uema ao tomar posse pela 2ª vez

“Um projeto iniciado há quatro anos que se renova”, diz reitor da Uema ao tomar posse pela 2ª vez

Na noite dessa quarta (02), os professores Gustavo Pereira da Costa e Walter Canales Sant´Ana, foram empossados para um novo mandato, no quadriênio 2019- 2022, após terem sido reeleitos com mais de 80% dos votos da comunidade universitária. A solenidade aconteceu no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís.

Os professores foram empossados pela primeira vez como reitor e vice-reitor em janeiro de 2015. Desde então, iniciaram a construção de uma gestão dinâmica e integrada, fundamentada no propósito de ofertar educação superior de qualidade em nosso Estado e liderando relevantes transformações na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Compuseram o dispositivo central do Teatro, além dos empossados, o governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino; o vice-governador, Carlos Brandão; o decano, professor Antônio Pereira e Silva; o secretário de  Ciência, Tecnologia e Inovação Davi Telles; o secretário municipal Extraordinário de Relações Parlamentares, Ivaldo Rodrigues, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e os pró-reitores de Planejamento e Administração, Antônio Roberto Coelho Serra; de Graduação, Zafira da Silva de Almeida; de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita Maria de Seabra Nogueira; de Extensão e Assuntos Estudantis Paulo Henrique Aragão Catunda; de Gestão de Pessoas, José Rômulo Travassos da Silva e de Infraestrutura, Fabiola de Oliveira Aguiar.

Depois dos ritos da posse para o novo mandato, o reitor Gustavo Pereira da Costa agradeceu aos colegas docentes, técnicos-administrativos e aos estudantes, que por meio do livre e democrático exercício do voto, renovaram a confiança na capacidade acadêmica e gerencial que foi realizada no mandato anterior. “Vocês aprovaram o trabalho desenvolvido no primeiro mandato e validaram as ideias e as novas propostas apresentadas durante o processo eleitoral”, destacou.

O reitor relembrou os principais resultados construídos no primeiro reitorado, concluído em 31 de dezembro passado. “Trabalhamos muito, sem descanso e sem trégua, porque o Maranhão tinha e ainda tem pressa. Não poderíamos agir de modo diverso, pois somos células de uma instituição vibrante para a geração e difusão do conhecimento, para o avanço científico e tecnológico em benefício de todos. A Universidade é sem dúvida uma instituição diferente, única, essencial e tem que exercer um papel maior, deve reivindicar seu lugar diferenciado no debate público qualificado”, ressaltou.

Em seguida, concluiu: “Volto a dizer, fizemos muito, mas temos muito a fazer, há muitos caminhos a percorrer, muitos obstáculos a vencer, muitos etapas a conquistar. Mas, digo a todos, tranquilizem-se, permeando cada um desses desafios, há um projeto sério e responsável de Universidade, uma visão otimista de futuro, uma vontade férrea de realizar. Existe rumo e motivação. Coragem e esperança. Esse projeto iniciado há quatro anos, agora se renova, para a consolidação da UEMA que queremos para o Maranhão: pública, gratuita e de qualidade”.

O governador Flávio Dino, por sua vez, enalteceu a confiança em prosseguir, juntamente com os professores Gustavo Costa e Walter Sant´Ana, as ações de melhoria do ensino público superior, ofertado pela UEMA.  “Tenho uma grande confiança que continuaremos o trabalho de modernização da UEMA, no que diz respeito não somente a infraestrutura, como tem sido feito, mas também, no que se refere a ampliação de oportunidades. Nós tivemos um grande aumento de vagas na graduação e pós-graduação e, por isso, considero sim que estamos em boas mãos, com o novo mandato do professor Gustavo e do professor Walter. E esse também é o anseio da sociedade maranhense”.

E finalizou, “a vida na polis é assim, a vida entre diferenças, diferença de pessoas que pensam de modo diverso, é a vida do pluralismo, portanto de modo inequívoco é um território de contradições, é preciso que tenhamos sempre a capacidade de dialogar, de fazer pactos, de coordenar projetos coletivos para que haja uma patamar mínimo de convivência civilizatória que impulsionem as instituições e as sociedade para adiante, essa é a tarefa de um grande líder e é por isso que estou aqui, por considerar o professor Gustavo um bom líder para a UEMA, capaz de conduzi-la na sua inevitável pluralidade”.

Durante a cerimônia de posse, houve a apresentação da orquestra de violões da UEMA, formada por alunos do curso de música, sob a regência do professor Roberto Froez, e do cantor Fernando de Carvalho que interpretou o Hino Nacional e o Hino Louvação a São Luís.

Confira abaixo a relação dos novos Pró-Reitores:

  • PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO (PROPLAD)- PROF. DR. ANTONIO ROBERTO COELHO SERRA;
  • PRÓ- REITORA DE GRADUAÇÃO (PROG) – PROFª. DRA. ZAFIRA DA SILVA DE ALMEIDA;
  • PRÓ-REITORA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (PPG) – PROFª. DRA. RITA MARIA DE SEABRA NOGUEIRA;
  • PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS (PROEXAE) – PROF. DR. PAULO HENRIQUE ARAGÃO CATUNDA;
  • PRÓ-REITOR DE GESTÃO DE PESSOAS (PROGEP) – PROF. DR. JOSÉ RÔMULO TRAVASSOS DA SILVA;
  • PRÓ-REITORA DE INFRAESTRUTURA (PROINFRA) – PROFª DRA. FABIOLA DE OLIVEIRA AGUIAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *