Rota das Emoções atrai operadora espanhola com foco no turismo de experiências no MA
Como parte de uma ação estratégica que integra o conjunto de iniciativas do convênio entre Sebrae Nacional e Embratur, voltado para fortalecer a presença do turismo brasileiro no exterior, especialmente em destinos de sol, praia e turismo de base comunitária, a Rota das Emoções recebeu a visita de duas representantes da operadora espanhola Pangea. Elas participam de um Famtour dedicado à ativação desse roteiro turístico. Em janeiro de 2025, a Rota das Emoções ganhará ainda mais visibilidade ao ser promovida na FITUR (Feira Internacional de Turismo), em Madri, na Espanha, ampliando o reconhecimento internacional desse importante circuito turístico.
“O Famtour organizado pelo Sebrae e Embratur é fundamental para a Pangea. O circuito nos inspira a criar produtos inovadores, motiva nossos clientes e nos permite descobrir regiões incríveis, como este, do Brasil. Além disso, nos fornece valiosas ferramentas para desenvolver nosso próximo produto em 2025. É simplesmente fantástico! Foi planejado com cuidado e é exatamente o que precisamos para o nosso trabalho”, declarou Ana Clemares Bravo, representante da Pangea.
Agenda pelo Maranhão
A agenda das empresárias teve início no domingo, dia 3, com uma experiência cultural e gastronômica no Quilombo da Liberdade, em São Luís, onde puderam conhecer os sabores típicos da culinária maranhense, incluindo opções veganas. Após, as representantes seguiram para Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. No município, participaram de um encontro de negócios no Porto Preguiças Resort, reunindo 13 empresas locais.
A ocasião permitiu que empreendedores maranhenses apresentassem seus serviços e produtos, fomentando novas possibilidades de parcerias e intercâmbios comerciais. “Participar da Rodada de Negócios com a operadora espanhola Pangea foi uma oportunidade enriquecedora para o fortalecimento do turismo local. Trabalhar diretamente com quem conhece e valoriza nossa região facilita o processo, agiliza as negociações e estreita os laços, permitindo uma comunicação mais próxima e confiável”, reiterou a empresária Fabiane Serejo da H3P Hospitality Brazil.
Durante o roteiro maranhense também houve visitação às comunidades de Bar da Hora e Atins e aos municípios de Paulino Neves e Tutóia que são algumas das experiências selecionadas pela Embratur para serem promovidas no exterior. Do Maranhão, as empresárias representantes da Pangea visitam o Delta do Parnaíba (PI) e continuam até o Ceará, percorrendo toda a Rota das Emoções conhecendo o potencial local e os destinos de alto impacto turístico.
Para Flávia Nadler, gestora estadual de Turismo do Sebrae Maranhão, “Essa iniciativa é fruto da parceria de sucesso entre o Sebrae e a Embratur, que visa consolidar a presença do Brasil no mercado internacional. Ações como a do Famtour são fundamentais, pois oferecem aos pequenos negócios do setor turístico maranhense e da Rota das Emoções, a chance de acessar novos mercados e de promover toda a riqueza natural e cultural do Maranhão e do roteiro. Esses esforços são essenciais para aprimorar nossa oferta e consolidar o Brasil — em especial o Maranhão e a Rota das Emoções — como destinos de destaque para aqueles que buscam experiências autênticas, uma imersão na natureza e vivências culturais inesquecíveis”, ressaltou.