Paulo Victor leva vantagem na Câmara em relação a Braide e Duarte
Contar com apoio da maioria dos vereadores significa entrar na disputa com mais ‘puxadores de votos’ nos bairros do que os adversários e concorrentes diretos
O vereador Paulo Victor, presidente da Câmara de São Luís e pré-candidato do PSDB-45, na disputa pelo Palácio de La Ravardière em 2024, vem levando vantagem em relação ao prefeito Eduardo Braide (PSD) e ao deputado Duarte Júnior (PSB): hoje, na atual conjuntura, ele não é mais líder de si mesmo.
No Palácio Pedro Neiva de Santana – sede do parlamento ludovicense, Victor conta com a maioria dos seus colegas no projeto de concorrer à prefeitura. Para se ter noção da força política interna, o chefe do Legislativo conta com 24 dos 31 parlamentares. Braide, por sua vez, tem apoio de 7 edis. Duarte, que é o segundo colocado na disputa, segue sem somar nenhuma força na Casa de Leis.
Para comparar a importância desse tipo de apoio, devemos fazer uma analogia com os demais cargos políticos. Enquanto há 81 senadores, 506 deputados federais, 1.090 deputados estaduais, 5.570 prefeitos, o número de vereadores é superior: 57.261 no país.
Exatamente por isso, o parlamentar municipal acaba virando referência de apoio na política e, quando quer, consegue mostrar organização em termos de força e união. O vereador não tem papel restrito na comunidade, pois é mais importante do que possa imaginar. Ele tem atuação no bairro e município, podendo trazer um diferencial como ‘puxador’ de votos em qualquer campanha eleitoral.