Inflação de São Luís fecha 2021 abaixo da média nacional

Inflação de São Luís fecha 2021 abaixo da média nacional

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice oficial da inflação no Brasil. No IPCA comparamos alguns preços de produtos e serviços do varejo consumidos pelas famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos. Em dezembro, a inflação nacional ficou em 0,73%, no fechamento de 2021 registrou alta de 10,06%. A maior inflação desde 2015.

Já em São Luís, a inflação de dezembro ficou em 0,94% e no ano de 2021 ficou em 9,91%. A inflação impacta na perda do poder de compra das pessoas. Os grupos de produtos e serviços em São Luís que tiveram o maior peso (participação) foram o de ALIMENTAÇÃO pela influência dos custos logísticos e produção, o segundo grupo foi o de TRANSPORTE, devido o aumento dos preços de combustíveis e o terceiro foi o de HABITAÇÃO, com alta nos preços da energia elétrica e do botijão de gás.

Além disso, temos a desvalorização da nossa moeda (R$), frente ao dólar (U$) que acaba influenciando nos preços das commodities, principalmente nos produtos agropecuários (carne, milho, arroz, café) e insumos (combustíveis e minério de ferro) importados e exportados. Um fato importante, é que 30% desses itens medidos pelo IPCA, 30% tem forte influência do dólar (US$).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.