Imagens de dentro do Museu Nacional mostram destruição

Imagens de dentro do Museu Nacional mostram destruição

Vídeos obtidos pela TV Globo mostram como ficou o interior do Museu Nacional após o incêndio que destruiu o palácio na noite de domingo (2). Apesar dos salões em escombros, é possível ver o meteorito Bendegó.

O incêndio atingiu o Museu Nacional, na Zona Norte do Rio, na noite de domingo (2). O Museu é a instituição científica mais antiga do país, tinha 200 anos e um acervo de mais de 20 milhões de itens.

A Defesa Civil não vê risco de desabamento, mas recomendou interdição do prédio. A PF vai investigar as causas do incêndio. Ainda não se sabe se foi criminoso ou não. O prédio tinha más condições de conservação.

Entre os itens do museu estava o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas e tesouro arqueológico nacional, e o maior meteorito já achado no país. O local foi residência da família real e sede da 1ª Assembleia Constituinte do Brasil.

Apesar de sua importância histórica, o Museu Nacional também foi afetado pela crise financeira da UFRJ e está há pelo menos três anos funcionando com orçamento reduzido, segundo reportagem de maio do Bom Dia Brasil de maio deste ano.

A situação chegou ao ponto de o museu anunciar uma “vaquinha virtual” para arrecadar recursos junto ao público.para reabrir a sala mais importante do acervo, onde fica a instalação do dinossauro Dino Prata. A meta era chegar a R$ 100 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *