Honorato pode ser mantido como presidente do PT em São Luís até 2025, mas há movimento contrário à ideia
Assim como ocorreu no âmbito nacional, em que a deputada Gleisi Hoffmann continuará como presidente do PT Nacional pelos próximos 2 anos, o ex-vereador Honorato Fernandes também pode ser beneficiado com prorrogação do mandato no Diretório Municipal de São Luís até 2025.
O blog da Dalvana Mendes apurou que o comando nacional da legenda definirá, na segunda quinzena do próximo mês, se as eleições dos novos integrantes das direções municipais da sigla serão adiadas ou não. Originalmente, a escolha dos dirigentes nas cidades estava programada para ocorrer no segundo semestre deste ano.
No entanto, uma fonte petista explicou que a decisão tomada a reboque da extensão dos mandatos que beneficiou os dirigentes do partido no âmbito nacional, tende a beneficiar os diretores estaduais, distritais e municipais da sigla.
Segundo as informações, o entendimento ocorre numa tentativa de apaziguar disputas regionais no primeiro ano de governo Lula. Diferentes alas da sigla seguem, no entanto, apresentando divergências de olho nas eleições municipais do próximo ano como é o caso da capital maranhense cujo comando partidário municipal tem à frente um aliado do senador Weverton Rocha (PDT), candidato derrotado nas eleições ao governo do Maranhão.
O processo de eleições diretas do PT, conhecido pela abreviatura PED, foi aprovado em 1999 pelo partido para todas as instâncias de comando, e passou a ser realizado com intervalos de, no máximo, quatro anos desde então.
Ao ampliar os mandatos de todos os dirigentes, o partido argumentou haver necessidade de “fortalecer” a base de Lula nas eleições de 2024. Internamente, havia o temor de que a disputa aprofundasse rachas e fragilizasse o PT.
A extensão de mandatos acomodou alas divergentes com nacos de poder, mas na capital maranhense há um movimento sendo articulado para que esse processo não seja adiado para 2025, pois muitos dos militantes entendem que o momento é ideal para o PT discutir a sua organização partidária e adequar a sua estrutura à fase atual.
One thought on “Honorato pode ser mantido como presidente do PT em São Luís até 2025, mas há movimento contrário à ideia”
no Momento, A 60 Dias De Governo Lula, E Melhor Deixar A Eleição Do PED Pra 2025, Pra Não Misturar, As Coisas, Tudo No Tempo Certo, Minha Opinião.