Genival Alves renuncia recursos do Fundo Eleitoral em São Luís
O candidato a vereador de São Luís, Genival Alves, comunicou ao comando do Partido Renovação Democrática (PRD) a renúncia aos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), sendo o único entre os postulantes a rejeitar o dinheiro público reservado para financiar a campanha das Eleições 2024.
Em documento protocolado no dia 9 deste mês, Alves autorizou a sigla a adotar todas as medidas necessárias para efetivação da decisão e declarou que sua posição é de inteira responsabilidade pessoal.
“ Eu entendo que os recurso públicos precisam ser destinados para a população, através de bem feitorias nas área da saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico e não para custear campanha políticas”, afirmou Genival.
O Fundo Eleitoral foi criado pelas Leis nº 13.487/2017 e 13.488/2017. Com a proibição de doações de pessoas jurídicas estabelecida por decisão do Supremo Tribunal Federal, o FEFC tornou-se uma das principais fontes de receita para que os partidos realizem as campanhas eleitorais de seus candidatos.
Constituído por dotações orçamentárias da União em ano eleitoral, o montante dos recursos do FEFC é distribuído da seguinte forma:
2% igualmente entre todos os partidos;
35% entre os partidos com ao menos um deputado;
48% entre os partidos na proporção do número de deputados;
15% entre os partidos na proporção do número de senadores.
Documento Abaixo: