Divisão no PSD do Maranhão ‘escancara’ isolamento do prefeito Eduardo Braide
Abrigo do prefeito de São Luís, Eduardo Braide e de seu clã após perder o comando do Podemos para o deputado Fábio Macedo, o PSD colheu os frutos de uma divisão que causa uma situação contraditória, como lembrou essa semana o experiente jornalista Ribamar Corrêa, em seu blog Repórter Tempo.
O comando do partido no Maranhão tem pela frente a missão difícil de harmonizar os ânimos dentro da sigla, formada por parlamentares aliados do prefeito – como o irmão Fernando, mas também por adversários do gestor ludovicense como é o caso da senadora Eliziane Gama.
A legenda é comandada pelo ex-deputado federal Edilázio Júnior, bolsonarista de carteirinha que não conseguiu se reeleger, e tem ainda nos seus quadros o deputado federal Josivaldo JP e o deputado estadual Wellington do Curso.
O que chama a atenção é que esses representantes do PSD nem de longe formam um grupo partidário agregado por pontos comuns, chegando mesmo fazer de conta que não vivem no mesmo barracão partidário.
Não há registro de reuniões entre a senadora Eliziane Gama e o prefeito Eduardo Braide para tratar de interesses de São Luís, o que chama a atenção pelo fato de a Capital se base política de ambos. No campo político propriamente dito, pelo menos por enquanto não há qualquer sinal de que Eliziane Gama venha a declarar apoio ao projeto de reeleição do prefeito Eduardo Braide.
Da mesma maneira, o deputado federal Josivaldo JP pouco interesse demonstra pelos problemas da Capital, já que seu foco é a Imperatriz e a Região Tocantina, que formam a sua base política e eleitoral. E não se tem notícia de que o deputado federal Josivaldo JP mantenha alguma relação política com a senadora Eliziane Gama.
Finalmente, o deputado estadual Wellington do Curso, ave parlamentar solitária, que parece não cultivar relação política e partidária com o prefeito Eduardo Braide. Ao contrário, se não perder o mandato por conta de mutretas do PSD com a cota feminina, tem dito que será candidato à Prefeitura de São Luís.