Cricielle Muniz vem sendo lembrada como candidata a vice-prefeita de São Luís em 2024
Criciele Muniz, que foi anunciada pelo governador Carlos Brandão (PSB) como diretora-geral do Iema, vem sendo lembrada como candidata a vice-prefeita de São Luís em 2024. Seu nome saiu essa semana numa roda de políticos, reunida na sede de um dos partidos que pretende lançar candidatura majoritária na capital.
“Ela tem qualidades que agregam: é inteligente, tem boa oratória e também é carismática”, avaliou um dos interlocutores. “Além disso, como dirigente nacional do PT, ela pode ser um elo com o presidente Lula”, completou.
Em 2020, Criciele chegou a ser sondada como companheira de chapa do candidato Rubens Júnior, mas a articulação não chegou a ser concretizada e disputou, sem sucesso, a eleição para vereadora.
Em 2022, foi candidata a deputada estadual em dobradinha na capital com o deputado federal Duarte Júnior, mas também não logrou êxito. Duarte foi o segundo colocado na eleição para o comando do Palácio de La Ravardière perdendo a disputa para o prefeito Eduardo Braide (PSD).
Jovem, negra, da periferia, evangélica, bacharel em Direito e oriunda dos movimentos sociais, Cricielle Muniz tem uma história de lutas que se confunde com a de milhares de maranhenses. Moradora da Ilhinha, periferia da capital, sua mãe era trabalhadora doméstica e o seu pai pedreiro, foi criada junto com oito irmãos. Estudou em escola pública, até chegar ao curso superior em Direito, onde formou-se.
A partir deste mês, ela atuará como diretora-geral do Iema, podendo elevar ainda mais a vitrine dos candidatos que buscam uma vice dos sonhos.