Campanha alerta para o abuso sexual infantil em São Luís
Mobilização acontece em oito países da América do Sul com foco na proteção de crianças e adolescentes
No dia 24 de agosto, uma grande mobilização tomará as ruas de oito países da América do Sul, incluindo o Brasil, para conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o abuso sexual infantil. A campanha, intitulada Quebrando o Silêncio, é promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e abrange ações em países como Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e, claro, o Brasil.
A campanha deste ano tem como foco o crescimento saudável e seguro das crianças e adolescentes. Conforme destacado por Jeanete Lima, educadora e coordenadora do projeto na América do Sul, a iniciativa busca “garantir o amor, a segurança e o auxílio que nossas crianças precisam”. A campanha não se limita a denunciar abusos, mas também a educar crianças e adolescentes sobre como reconhecer e denunciar situações inadequadas, além de fornecer apoio aos adultos que carregam traumas de infância.
Dados apontam que 88% dos países têm legislação de proteção, mas menos da metade aplicam as leis. Assim, o objetivo do projeto é despertar a necessidade de atenção e ação. E mostrar para crianças que certos tipos de carinho não são corretos. Além, é claro, de afirmar aos adolescentes que eles não estão sozinhos e podem conversar com pessoas de confiança e denunciar seus agressores.
O Quebrando o Silêncio envolve a produção de materiais específicos para três públicos: crianças, adolescentes e adultos. Para as crianças, uma revistinha colorida e lúdica em formato de história em quadrinhos aborda o tema de forma didática. Os adolescentes recebem uma revista com uma linguagem mais dinâmica e orientações sobre como falar e ser ouvido. Já os adultos são informados sobre como proteger as crianças e sobre a importância da restauração emocional de adultos que sofreram abusos na infância.
Para quem quiser se aprofundar no tema, o site oficial da campanha (quebrandoosilencio.org) oferece acesso a materiais adicionais, incluindo artes, matérias das edições anteriores e versões digitais dos materiais educativos.
One thought on “Campanha alerta para o abuso sexual infantil em São Luís”
Infância Ameaçada
É de responsabilidade nossa, manter as portas trancadas
A prevenção contra o abuso começa na educação da criança no ambiente familiar. Respeitar limites e ter um ambiente acolhedor pode salvar crianças do abuso sexual. Participe! Quebrandoo silêncio.org