Articulação de Aldir Júnior garante vitória do governo Braide na aprovação do Orçamento para 2022

Articulação de Aldir Júnior garante vitória do governo Braide na aprovação do Orçamento para 2022

Articulação de

Após dissidências, o bloco liderado pelo jovem parlamentar se articulou no plenário, virou o jogo e recompôs a base governista na Câmara de São Luís impedindo um vexame sem precedentes ao prefeito

O vereador Aldir Júnior (PL) foi uma peça essencial na aprovação do Projeto de Lei nº 274/21 que versa sobre a Lei Orçamento Anual (LOA) para 2022, na manhã desta quarta-feira na Câmara Municipal de São Luís.

Antes da apreciação da matéria em plenário, vereadores que formam a base governista na Casa manifestaram-se favoráveis à emenda de autoria do vereador Antônio Marcos Silva – o Marquinhos (DEM) que visava garantir na peça orçamentaria um reajuste de 7,4% no salário dos servidores municipais. A proposta, entretanto, não agradava o governo, pois iria gerar um impacto financeiro enorme no orçamento.

Diante das dissidências de alguns aliados do prefeito, Aldir Júnior resolveu realizar um trabalho de articulação política no plenário Simão Estácio da Silveira. Ele, que é o 2º secretário da Mesa Diretora, foi na bancada de cada parlamentar e falou pessoalmente com cada um convencendo, inclusive, colegas que haviam subscritos ou estavam dispostos a votar à favor da emenda de Marquinhos.

Percebendo o risco do governo ser derrotado, Aldir resolveu puxar a responsabilidade para si mesmo e, após ter certeza dos votos favoráveis, o parlamentar do PL solicitou ao presidente da Casa, Osmar Filho (PDT) para iniciar a votação da matéria.

Para encorajar os colegas contra a aprovação da propositura, mesmo diante de uma galeria lotada de servidores municipais que foram acompanhar a votação, Aldir abriu a votação e se posicionou contrário à sugestão de Marquinhos. A partir daí, sua atitude acabou convencendo e influenciando os indecisos a votarem pela rejeição da emenda.

Ao final da votação, com 12 votos favoráveis e 16 contra, a emenda aditiva foi rejeitada, rendendo uma importante vitória ao prefeito Eduardo Braide (PODE). Apesar de ser jovem, Aldir colocou a “faixa de capitão” no braço e trabalhou duramente para evitar a derrota do time governista na Casa. Além de exercer de fato sua liderança dentro do plenário, o parlamentar mostrou maturidade, sabedoria, articulação, força e lealdade.

Para marcar esse “gol de placa”, Aldir Júnior contou com apoio de importantes jogadores e aliados como o decano Astro de Ogum (PCdoB), Francisco Chaguinhas (PODE), Daniel Oliveira (PL) e Ribeiro Neto (PMN).

O secretário de Articulação Política, Marcio Andrade que estava acompanhando a votação pelos canais da Casa, se impressionou com a desenvoltura do vereador do PL que, nos acréscimos, acabou conseguindo virar o jogo à favor de Braide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *