Greve na 1001 ocorreu 15 dias após intervenção em linhas

Greve na 1001 ocorreu 15 dias após intervenção em linhas

Os moradores do Parque dos Nobres reclamam frequentemente da falta de ônibus para atender o bairro.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), realizou uma intervenção em três linhas operadas pelo Consórcio VIA SL, formado pelas companhias São Miguel de Urbelândia e Expresso Rei de França — antiga 1001, que atualmente enfrenta uma greve de funcionários.

Segundo o blog de Isaías Rocha apurou, a Portaria n.º 98/2025 estabelece a medida por um prazo de 90 dias. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 31 do mês passado, quinze dias antes da paralisação dos rodoviários de uma das empresas que integra o consórcio. Eis a íntegra (PDF – 854 KB).

Quais os bairros?

As linhas que sofreram intervenção atende aos seguintes bairros:

T209 – Parque dos Nobres/TPG;

T621 – Vila dos Nobres/ Jomar Moraes;

R611 – Circular/Radional.

O Consórcio Central, formado pelas empresas Taguatur  e Ratrans, assumiu a responsabilidade pelas operações dessas linhas, devendo cumprir os horários determinados nas Ordens de Serviço para dias úteis, sábados e domingos.

A portaria determina que os ônibus utilizados na operação devem ter menos de 10 anos de fabricação e estar devidamente cadastrados e registrados na SMTT como parte da Frota Operante da concessionária referida.

2ª intervenção em seis anos

O blog apurou que essa foi a segunda intervenção no consórcio em seis anos, desde a licitação realizada em 2016. Em junho de 2019, por meio da  Portaria n° 100/2019, a SMTT também implementou uma medida semelhante para assegurar a continuidade dos serviços das linhas dos bairros a seguir:

 A-669 Alexandra Tavares

A-663 Cascavel

A-674 Cajupe

A-676 Santa Bárbara

A-677 Mato Grosso

A-679 Tajaçoaba/Vila Vitoria

A-681 Cajupary / Nova Vida

Na ocasião, as referidas linhas foram operadas pelo Consórcio Upaon-Açu, formado pelas empresas Autoviária Matos, Viper Tranporte, Patrol Transporte, Viação Abreu, Expresso Rio Negro, Viação Aroeiras, Planeta Transporte e SpeedCar Locação. Eis a íntegra (PDF – 3 MB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *