Presidente do TJ assume governo do Maranhão por dez dias

Presidente do TJ assume governo do Maranhão por dez dias

Presidente do Tribunal de Justiça Paulo Velten assumirá governo do estado (Foto: Divulgação)

O Maranhão terá um novo governador a partir do dia 1º de junho. O presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Velten, vai assumir interinamente o comando do maior cargo do executivo maranhense, por conta do pedido de licença do governador Carlos Brandão (PSB), deve entrar com pedido de licença nesta terça-feira (31).

O sucessor natural de Carlos Brandão seria o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), mas como o parlamentar concorrerá à reeleição de deputado estadual não pode ocupar a função de governador, caso isso ocorresse, ele tornaría-se inelegível.

Com este impedimento, o presidente do TJ, Paulo Velten, comandar o Maranhão até o dia 10 de junho, prazo da licença de Carlos Brandão. O documento já está no jurídico do Palácio dos Leões e deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado.

O pedido de licença médica de Carlos Brandão deve ser de apenas 24 ou 48 horas, mas se faz necessário por conta da legislação. Brandão deveria retornar ao Maranhão na semana passada, mas por orientação médica ele permanece em São Paulo para acompanhamento do pós-operatório.

Em São Paulo desde o último dia 17 de maio, em decorrência de uma cirurgia para retirada de um cisto no rim, Carlos Brandão completará 15 dias fora de São Luís, na próxima quarta-feira, 1º de junho, portanto terá que obrigatoriamente pedir licença para

que corra risco de cassação de mandato. Em seu lugar deve assumir o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten.

Vale ressaltar, que Paulo Velten tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão no dia 29 de abril deste ano. Desembargador do Tribunal de Justiça desde março de 2007, Paulo Velten é mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Além de desembargador, Velten é professor da Graduação e do Mestrado em Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde também se graduou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *