Pesquisa para prefeito de São Luís: veja quem lidera a disputa
Levantamento do EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião ouviu 1.020 eleitores da capital maranhense nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023
O EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião realizou o seu primeiro levantamento para as eleições municipais de 2024 em São Luís. Nos três cenários apurados pelo instituto, o prefeito Eduardo Braide (PSD) lidera a disputa pela reeleição na frente dos outros atuais postulantes ao cargo. Os números foram publicados pelo Jornal Pequeno neste domingo (18).
No cenário estimulado – quando os entrevistados recebem uma lista dos candidatos, Braide aparece com 29,6% de votos no levantamento, com uma mostra de 1.020 eleitores.
Em segundo lugar, com 18,6%, está o deputado federal Duarte Júnior (PSB), seguido pelo ex-prefeito Edivaldo Júnior (sem partido), em terceiro lugar, com 14,7%.
O estudo aponta ainda o deputado Neto Evangelista (UB), na quarta posição, com 8,2%. O deputado Wellington do Curso (Podemos) aparece em quinto lugar, com 5,3%.
Embolados na faixa de 2% estão o deputado Yglésio Moyses (2,7%), o presidente da Câmara, Paulo Victor (2,5%) e o deputado Carlos Lula (2,5%). Branco/nulo somam 7,7% e não sabem ou não responderam totalizam 24,9%.
Espontânea
Na espontânea – quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta – o prefeito Eduardo Braide (PSD), lidera com 19, 1%, contra 9,8% de Duarte Júnior (PSB), na segunda colocação.
Edivaldo Júnior (sem partido) ocupa o terceiro lugar, com 8,6%. Em quarto, aparece Neto Evangelista (UB), com 3,9%. Ele é seguido por Wellington do Curso (Podemos), com 2,1%, na quinta colocação. Na sexta posição vem Yglésio Moyses (PSB), com 1,1%.
Embolados na faixa de 0,5% estão, nesse cenário, Paulo Victor (0,9%), Carlos Lula (0,8%), Rubens Júnior (0,5%) e Lahésio Bonfim (0,4%). Branco/nulo somam 4,3% e não sabem ou não responderam totalizam 48,5%.
Rejeição
O EPO também perguntou aos entrevistados se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem estes – com base numa lista apresentada para escolha de uma das alternativas – em qual deles não votaria de jeito nenhum. O prefeito Eduardo Braide foi o mais rejeitado entre as oito opções com 18,4%.
O ex-prefeito Edivaldo Júnior surge na segunda posição entre os mais rejeitados, com 13,9%. Wellington do Curso aparece em terceiro com 10,0%, seguido por Neto Evangelista, na quarta posição, com 6,3%.
As menores rejeições são de Carlos Lula (5,9%), Paulo Victor (5,1%), Duarte Júnior (4,1%) e Yglésio Moyses (2,7%). Branco/nulo somou 8,6% e não sabem ou não responderam totaliza 24,9%.
Metodologia
A apuração foi realizada de forma presencial nos últimos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023, entrevistando 1 mil e 20 eleitores da capital maranhense com idade a partir de 16 anos. A pesquisa foi feita com recursos próprios para um estudo sem tendência ou interesse de quem contrata.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa não está registrada no TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão). A legislação eleitoral exige registro apenas para pesquisas publicadas no ano da eleição.
O cientista social Zé Filho, que atuou por 15 anos na Escutec, explica que a pesquisa Epo – Inteligência mostra, com clareza, os reais números da disputa, pois não teve contratante. “Vamos desmistificar essa história de que o contratante tem que sair na frente, o resultado divulgado é o que coletamos em campo”, disse.
O resultado completo da pesquisa e a metodologia aplicada estão disponíveis no site do instituto. Para acessar, basta clicar no endereço eletrônico: https://www.estrategiapesquisas.com/