Polêmica do ‘inimitável’ motiva pesquisa sobre marcas preferidas
Levantamento analisa imagem e posicionamento de marca no segmento premium, fazendo uma comparação entre o Empório Fribal e o Spazio Mateus.

Mercados chiques como o Empório Fribal e Spazio Mateus travam uma verdadeira batalha pelo domínio no segmento premium ou gourmet na capital maranhense. A demanda dos consumidores por produtos de maior qualidade e melhor experiência de compra é apontada como um dos fatores que tem contribuído para o avanço desse modelo no mercado em São Luís.
Em função disso, uma pesquisa realizada pela EPO, em parceria com a DNA Comunicação, avaliará o nível de satisfação e a preferência dos consumidores ludovicenses por esse modelo de loja, cujo principal atrativo é um ambiente mais sofisticado e a disponibilização de produtos de maior qualidade.
O estudo, que estava agendado para o segundo semestre deste ano, foi adiantado após um dos concorrentes optar por provocar o outro em um outdoor colocado na Avenida dos Holandeses, perto de uma de suas unidades.
Em resposta à concorrência no setor, consolidada com a abertura de duas filiais do Spazio Mateus, o Empório Fribal optou por se posicionar como “inimitável”. Nos últimos dias, a peça atraiu a atenção de quem passava pela via e viralizou nas redes sociais.
Objetivos
Em suas plataformas digitais, a EPO explicou que o levantamento contratado pela DNA tem o objetivo avaliar a imagem e o posicionamento de marca no varejo premium, comparando o Empório Fribal e o Spazio Mateus. Além disso, o instituto esclareceu que a inclusão das bandeiras no levantamento levou em conta número de lojas e o conceito do formato do negócio.
A EPO também informa que a participação no estudo é rápida e anônima. As respostas ajudarão a compreender como os consumidores avaliam a qualidade, a experiência e o valor das marcas que operam nesse modelo de negócio, em que a competição entre as lojas ocorre, sobretudo, pelos dois grupos empresariais.
Questionamentos
Além de avaliar a satisfação e a preferência, o estudo analisa a percepção dos consumidores em relação à sofisticação das lojas, originalidade da marca, a que mais se destaca no ramo e a que oferece o melhor preço no segmento.
Metodologia
A pesquisa seguirá as diretrizes do recrutamento aleatório digital (Metodologia com 100% de acerto), de modo que os participantes serão selecionados automaticamente pelo sistema conforme cotas previamente definidas de sexo, faixa etária e grau de instrução, em consonância com os dados do último Censo Demográfico do IBGE.
Recrutamento
Dessa forma, a amostra será estratificada a partir dessas variáveis, garantindo a proporcionalidade e a representatividade da população-alvo. O sistema de recrutamento aleatório digital realizará a seleção dos entrevistados de maneira automática, respeitando rigorosamente as cotas estabelecidas, a fim de evitar desvios do padrão de estratificação definido.
Parâmetros
O público-alvo da pesquisa compreende a população com idade igual ou superior a 16 anos, observando-se integralmente o quantitativo proporcional estabelecido pelo IBGE. Assim, a pesquisa será conduzida de forma estratificada, de acordo com os parâmetros do último Censo do IBGE, considerando os quantitativos de idade, sexo e grau de instrução encontrados em campo.
Período de coleta
Segundo a empresa de pesquisa, a coleta de dados ocorrerá em um período estimado de 8 a 10 dias, prazo necessário para atingir plenamente as metas de estratificação estabelecidas. Para participar do levantamento, clique aqui.
Disponibilidade do link
O link da pesquisa será disponibilizado temporariamente em ambientes digitais privados pelo período de até 24 horas. Após esse prazo, a participação não ocorrerá mais por acesso direto ao link.
Recrutamento digital
Em seguida, os respondentes passarão a ser selecionados por meio de recrutamento digital aleatório, realizado a partir de redes sociais, respeitando previamente os critérios de estratificação definidos na amostra. Somente os indivíduos que se enquadrarem nos perfis estabelecidos receberão o link para participação na pesquisa. Quer participar? Clique aqui.