Blocão do DD! Dudu Diniz comanda o maior Bloco de Carnaval de São José de Ribamar

Blocão do DD! Dudu Diniz comanda o maior Bloco de Carnaval de São José de Ribamar

Prepare-se! No próximo dia 21 de fevereiro, será realizado o maior bloco de São José de Ribamar, trazendo uma explosão de alegria com o tradicional Blocão do DD. A festa acontecerá na Rua Menino Deus, a partir das 13h30.

O evento contará com a presença do cantor nacional Gasparzinho, conhecido por vários hits de sucesso, além de atrações locais como Hilton Mil, grupo Groovaê, Jhonny Boy, Samba dos Amigos, Grupo CDC e Rodrigo Lima.

Segundo Dudu Diniz, as expectativas são as melhores, e ele afirma que, neste ano, o Blocão do DD fará história em São José de Ribamar.

“Será uma festa linda, como em todos os anos, e deixo aqui um convite especial a cada ribamarense para que venha celebrar conosco nessa grandiosa festa”, disse Dudu.

78,3% dos consumidores dizem conhecer Empório Fribal e Spazio Mateus

78,3% dos consumidores dizem conhecer Empório Fribal e Spazio Mateus

Consumidores entrevistados também avaliaram outras categorias entre as duas principais marcas do segmento premium ou gourmet na capital maranhense.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto EPO em parceria com a DNA Comunicação mostra que 78,3% dos consumidores ludovicenses afirmam conhecer a Empório Fribal e o Spazio Mateus, que são duas das principais marcas do segmento premium ou gourmet na capital maranhense.

De acordo com o estudo publicado nesta quinta-feira, 12, ao serem questionados sobre a marca mais renomada do setor, dos 553 participantes, 433 (78,3%) disseram conhecer ambas as marcas, enquanto 120 (21,7%) admitiram não conhecer pelo menos uma delas.

O levantamento revelou que a tradicional mercearia gourmet, considerada a pioneira no varejo premium em São Luís, liderou na “melhor opção”, em “qualidade dos produtos”, “loja mais sofisticada” e “marca mais original”. Contudo, no que diz respeito ao “melhor preço”, ficou atrás da concorrente, conforme gráfico em anexo.

Metodologia

A pesquisa quantitativa de mercado foi realizada em São Luís (MA) entre os dias 5 e 11 de fevereiro de 2026. No total, foram 553 abordagens a consumidores com 16 anos ou mais, residentes na capital maranhense, que já haviam interagido anteriormente com as duas marcas em questão.

A precisão estatística foi estimada com nível de confiança de 95%, considerando o cenário mais conservador de distribuição das respostas, resultando em margem de erro aproximada de 4,7 pontos percentuais para os resultados gerais.

Veja os cenários:

 

 

“Querem extinguir minha Vara”, diz Douglas Martins

“Querem extinguir minha Vara”, diz Douglas Martins

O  juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, afirmou em entrevista à Rádio Cultura FM (106.3 MHz), na noite desta terça-feira (10), a existência de um movimento que trabalha pela extinção do órgão jurisdicional do qual é titular. Em agosto de 2025, a Vara Especializada comandada por ele recebeu um prêmio do CNJ em reconhecimento a uma decisão que responsabilizou uma empresa por dano ambiental.

“João, você vai receber uma informação em primeira mão: na Vara de Interesses Difusos e Coletivos, decido diariamente questões que afetam interesses econômicos e políticos. Minhas sentenças atingem grandes empresas, as maiores do Maranhão, e os poderes políticos estabelecidos em todos os níveis. E agora, como não conseguem encontrar nada de errado para abrir um processo administrativo contra mim, querem extinguir minha vara”, revelou.

Durante o bate-papo veiculado no programa Pinga Fogo, comandado pelos comunicadores Neto Cruz e João Filho, o magistrado classificou o movimento de extinção da vara como algo gravíssimo e atribuiu isso ao poder político e econômico impactado por suas decisões e sentenças liminares.

“Querem  extinguir com a vara de interesses difusos e coletivos, o que é uma coisa gravíssima. Estão propondo isso no tribunal e, acreditem, isso está relacionado aos interesses econômicos e políticos que são afetados pelas minhas sentenças e decisões liminares”, completou.

Em sua participação, Douglas Martins também respondeu às críticas referentes à decisão que permitiu à Prefeitura de São Luís aplicar provisoriamente um artigo de uma lei que ainda não existe na capital maranhense. Na ocasião, ele enfatizou que fundamentou o motivo em sua própria decisão e declarou que as pessoas precisam ter maturidade para compreender que, às vezes, ganham e, às vezes, perdem na justiça.

“As pessoas precisam ter maturidade de entender que às vezes perde, às vezes ganha na justiça. Então, meu papel é julgar, eu decido, eu procuro fazer isso de forma fundamentada, eu estudo muito para isso, profiro as minhas decisões, tenho coragem de decidir, estudo para decidir corretamente, faço tudo, eu sei que todos nós podemos errar, eu acho que é natural que muitas pessoas não concordem com as minhas decisões, mas uma coisa ninguém vai esperar de mim nunca, que é a omissão ou medo de decidir quando atinge interesses políticos e econômicos”, destacou.

Oito vereadores de Turilândia são presos por violação de medidas cautelares

Oito vereadores de Turilândia são presos por violação de medidas cautelares

A desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), decretou nesta terça-feira (10) a prisão preventiva de oito vereadores de Turilândia investigados na Operação Tântalo II, que apura um esquema de desvio de mais de R$ 50 milhões no município. A decisão atendeu a pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), que apontou o descumprimento de medidas cautelares anteriormente impostas aos parlamentares.

Tiveram a prisão decretada Gilmar Carlos Gomes Araújo, Mizael Brito Soares, José Ribamar Sampaio, Nadianne Judith Vieira Reis, Sávio Araújo e Araújo, Josias Fróes, Carla Regina Pereira Chagas e Inailce Nogueira Lopes.

Na mesma decisão, a magistrada manteve em prisão domiciliar os vereadores Daniel Barbosa Silva e José Luís Araújo Diniz, presidente da Câmara Municipal, que chegou a comandar a prefeitura mesmo na condição de investigado. Segundo a relatora, não há indícios suficientes de descumprimento das cautelares por parte deles, razão pela qual aplicou o princípio da individualização das condutas.

De acordo com o MPMA, as investigações indicam a existência de uma organização criminosa integrada por vereadores e servidores públicos, que utilizaria empresas de fachada para fraudar licitações, emitir notas fiscais por serviços não executados e desviar recursos públicos, com posterior repasse de parte dos valores aos parlamentares.

Brandão garante reajuste de 10% para professores em 2026

Brandão garante reajuste de 10% para professores em 2026

O Governo do Maranhão anunciou, nesta terça-feira (10), um novo reajuste salarial para professores e professoras da rede pública estadual. Para 2026, a categoria terá aumento de 10%, um percentual acima da média nacional, com pagamento retroativo a janeiro, repetindo e até superando a política aplicada em 2025. A medida faz parte de um conjunto de ações da gestão Carlos Brandão para valorização profissional e fortalecimento da educação pública em todo o estado.

“Temos investido muito na educação do Maranhão, fizemos o reajuste, reformamos mais de 700 escolas, demos cumprimento ao pagamento do Fundef, Prêmio Escola Digna e, agora, ao Programa Tô Conectado, que vai distribuir 30 mil chromebooks para fortalecer o trabalho dos professores e conectar todas as escolas. Essa é a nossa forma de valorizar quem dedica a vida ao ensino dos nossos estudantes”, frisou o governador Carlos Brandão.

O reajuste anunciado beneficia professores efetivos, aposentados, pensionistas e profissionais contratados. Enquanto isso, a reforma de centenas de escolas garante melhores condições de infraestrutura, ambientes mais adequados para o ensino e mais dignidade não só para os profissionais, como para os estudantes, ampliando os investimentos na área.

O governador Carlos Brandão também pontuou que há outros estudos de reajuste em andamento para professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Quanto aos professores de ensino superior, da nossa Uema e Uemasul, estamos finalizando os estudos e, em breve, trarei novidades”, completou Carlos Brandão, em suas redes sociais.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou que o reajuste e os investimentos estruturantes fazem parte de uma política contínua de valorização, que une remuneração, condições de trabalho e melhoria dos resultados educacionais no Maranhão.