Mesmo impugnado, Chico Coelho tenta enganar eleitor de Balsas com sentença do Drap
O ex-prefeito Francisco de Assis Milhomem Coelho, o Chico Coelho, deu de ombros para o Tribunal Regional Eleitoral e insiste com uma campanha impugnada na disputa pela Prefeitura de Balsas. Coelho teve o seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral, por conta de uma série de irregularidades na escolha do Diretório Municipal do PSL, mas ele resolveu recorreu e entrou com processo judicial para que a convenção não fosse anulada.
Na sentença, o juiz relator Sebastião Bonfim – amigo de longas datas de Chico Coelho – diz que o caso em questão não aponta as diretrizes violadas pelo Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap), porém, a decisão beneficia os candidatos vereadores do PP, PV, PMDB, DEM, PR, PMB e PRTB que não tinham nada a ver com o imbróglio. Os vereadores do PSL ainda continuarão com um ‘pé dentro e outro fora’ e agora vão ficar aguardando recurso da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No caso de Chico Coelho, a situação continua a mesma, pois ele continua com candidatura inferida. A confusão ocorre porque Coelho juntou ao pedido de candidatura a sua ficha de filiação ao PP datada de 29 de março, espelho de consulta de registro de filiação no Filiaweb e certidão da Justiça Eleitoral dando conta de que era Presidente da Comissão Provisória do PP no Município de Balsas, com exercício de 29 de março a 29 de setembro deste ano.
Além desse documento, o candidato a prefeito juntou ainda o pedido de desistência do requerimento inicial e, em seguida, apresentou a certidão de filiação partidária, dando conta de sua filiação ao PSL desde 28/03/2016. O próprio Ministério Público Eleitoral questionou o fato do candidato ter alegado filiação regular ao PSL e ter apresentado antes ficha de filiação ao PP datada de 29/03/2016, um dia após sua filiação ao PSL, que ocorreu em 28/03/16.
Debochado, Coelho fez até vídeo para convidar o povo a lhe recepcionar para anunciar a falsa noticia.
Para enganar o eleitor, Chico Coelho tenta usar a sentença do Drap concedida pelo relator Sebastião Bomfim para dizer na cidade que conseguiu reverter sua situação no TRE, em São Luís. A estratégia do candidato impugnando e indeferido é deixar o processo político eleitoral em Balsas confuso, pois são diversas ações eleitorais que buscam um só objetivo: deixar desinformado o eleitor. Embora tente espalhar na cidade uma falsa informação, Chico sabe que seu registro continua suspenso pela Justiça Eleitoral e vai para as urnas sem a certeza da sua confirmação, ou seja, tentando enganar seus eleitores.