Abertas as inscrições para o “XIV Encontro Maranhense de História da Educação” da UFMA
Para os interessados em submeter trabalhos de comunicação oral e pôsteres no site do evento, as inscrições ficam abertas até 20 de maio.
Estão abertas as inscrições para o “XIV Encontro Maranhense de História da Educação (EHME)”. O encontro será realizado de forma on-line, no Google Meet, de 15 a 19 de agosto deste ano.
As inscrições estão divididas em duas formas: para ouvintes, até o dia 15 de agosto. Já para os interessados em submeter trabalhos de comunicação oral e pôsteres no site do evento, as inscrições ficam abertas até 20 de maio.
O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (Nedhel), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Câmpus de São Luís da UFMA.
Realizada anualmente, a iniciativa abordará, neste ano, o tema “Circulação das ideias na imprensa pedagógica e de ensino na História da Educação”. O tema é destinado a pesquisadores do campo, professores do ensino superior e da educação básica, discentes de pós-graduação e graduação de todas as áreas do conhecimento, além de alunos do ensino médio.
A atividade terá por objetivo possibilitar a reflexão sobre a circulação de ideias pedagógicas na imprensa, em diversos períodos e ambientes; fortalecer a Região Nordeste na área da pesquisa; divulgar estudos maranhenses nos referidos temas; promover a troca de experiências entre pesquisadores de História da Educação dentro e fora do país.
Compondo a programação, três mesas-redondas; conferência de abertura, intermediária e de encerramento; apresentações de trabalho em formato de comunicação oral e pôsteres.
O professor do curso de Biblioteconomia e do PPGE da UFMA, Cesar Augusto Castro, ressaltou a importância dos debates que serão realizados no encontro. “Convidamos toda a sociedade maranhense e brasileira à participação do XIV EMHE que será realizado de forma remota, e abordará uma temática de interesse dos(as) pesquisadores(as) das diversas áreas do conhecimento, dos(as) professores(as) e estudantes”, destacou.