GRU AirPort adquire aeroporto de Barreirinhas que passará a receber voos comerciais regulares
Barreirinhas, principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, um dos destinos turísticos mais emblemáticos do Brasil, caminha para viver um novo momento de desenvolvimento com a chegada de investimentos estruturais que permitirão a operação de voos comerciais regulares na cidade. A modernização do aeroporto local promete impulsionar o turismo regional e ampliar a integração do interior do Nordeste com o mercado turístico nacional e internacional.
O aeroporto de Barreirinhas foi arrematado no leilão do programa AmpliAR por um consórcio liderado pela concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), que fará um investimento total de R$ 113,6 milhões nos dois terminais conquistados no certame. No Maranhão, o Aeroporto de Barreirinhas receberá R$ 58,1 milhões em obras de ampliação e modernização.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o objetivo da iniciativa é garantir infraestrutura adequada para que turistas cheguem ao destino com mais rapidez, conforto e segurança. A medida fortalece a aviação regional e aproxima regiões estratégicas do Nordeste do turismo global, reduzindo distâncias e estimulando novas oportunidades econômicas.
As intervenções previstas incluem a ampliação da pista de pouso e decolagem, o reforço do pavimento para receber aeronaves a jato de código 3C, a expansão do pátio de aeronaves e a modernização do terminal de passageiros. Com isso, será possível o desembarque direto de turistas em Barreirinhas, eliminando longos deslocamentos terrestres e tornando o destino ainda mais atrativo.
Com cerca de 60 mil habitantes, Barreirinhas tem no turismo uma de suas principais bases econômicas, ao lado da agricultura e da aquicultura. A expectativa é que a modernização do aeroporto fortaleça a rede hoteleira, os serviços, o comércio local e gere novos empregos, consolidando a cidade como hub turístico dos Lençóis Maranhenses.
Os investimentos fazem parte da estratégia do Governo Federal, por meio do programa AmpliAR, que busca fortalecer a conectividade aérea regional e promover o desenvolvimento econômico e turístico das regiões atendidas. Além de Barreirinhas, o mesmo consórcio também garantiu a concessão do aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí, reforçando a integração turística entre importantes destinos do Nordeste brasileiro.