Se dobrar votação, Dr. Gonçalo vence eleição mesmo com triplo dos votos de Fábio Macedo; entenda

Se dobrar votação, Dr. Gonçalo vence eleição mesmo com triplo dos votos de Fábio Macedo; entenda

Uma lista com os possíveis vitoriosos nas eleições deste ano para a Câmara Federal aponta para uma disputa ferrenha no Podemos entre os candidatos Dr. Gonçalo e Fábio Macedo. O estudo, entretanto, aponta a ‘vitória’ para o segundo em relação primeiro.

Mas, afinal, pode-se ou não confiar nesta análise? A resposta é depende! Há um ditado popular (ou seria acadêmico) que afirma que se você torcer os números eles contam o que você quiser. Diferente das palavras, os números não mentem! 

No entanto, para compreendê-los são necessários fazer comparações. Como o estudo dos ‘eleitos’ de 2022 para a Câmara não se baseou em dados científicos, o blog fez uma comparação da votação dos dois nas eleições de 2018.

Levando em conta esses números do pleito anterior, eles realmente não mentem. No pleito passado, Dr. Gonçalo obteve 56.108 votos contra 34.873 votos de Fábio Macedo. O primeiro, ficou na segunda suplência de deputado federal e chegou a assumir o mandato nesta legislatura, enquanto o segundo acabou conquistando uma da 42 vagas na Assembleia Legislativa.

Com base nisso, é possível afirmar: se dobrar votação no pleito deste ano, Dr. Gonçalo chegaria a 112.216 votos e venceria a eleição mesmo com triplo dos votos que Fábio Macedo obteve em 2018. A verdade é que se triplicar sua votação, Macedo alcançaria 104.619 votos e poderia não alcançar seu objetivo esse ano.

Foi baseado nos números das eleições de 2018 que o programa Tá Na Pauta, da Rádio Nova FM (93.1 MHz) fez uma análise dos possíveis eleitos no Podemos.

Exatamente por isso, nem tudo é tão obscuro ou vago no mundo das estatísticas. A verdade é que elas são fundamentais para a compreensão da realidade. O problema é interpretá-las corretamente.

Portanto, se você quiser aprender sobre algo, aprenda a pintar, escrever e até mesmo se perca nos números. Só não tente entender as pessoas, até porque nenhuma fórmula matemática consegue prever a babaquice alheia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *