Mayara Pinheiro se consolida como melhor opção para a prefeitura de São João Batista
Confiança, compromisso e responsabilidade. Com seu conhecido jeito de falar destacando frases de efeitos que acabam memorizando na cabeça das pessoas, a vice-prefeita de São João Batista, Mayara Pinheiro, costuma repetir com frequência essas três palavras em encontros com aliados e correligionários políticos no município.
No seu mais recente ato público, realizado em novembro para homologar sua filiação ao União Brasil, Mayra descrevia para os interlocutores que prestigiaram a solenidade, que era uma mulher de palavra e voltou a reforçar que “o bom político é aquele que faz várias alianças e o político bom é aquele que faz alianças certas”.
Cultivando a aura de mulher simples, centrada e mãe de família, sempre manteve alta popularidade no lugar nestes oito anos de trajetória política. Prova disso, por exemplo, é que ela foi decisiva nas últimas duas eleições para a prefeitura joanina e ajudou a eleger dois prefeitos. Nesse período, também contribuiu para derrotar um dos mandatários joaninos que não conseguiu renovar o mandato, após a vice ficar do lado oposto da disputa.
Uma vice vitoriosa
Em 2016, quando estreou na política como candidata a vice-prefeita, foi decisiva na vitória do então prefeito João Dominici (PSDB), que foi eleito com 6. 972 votos contra 4.485 sufrágios obtidos pelo segundo colocado, Mecinho (PRP).
Na eleição de 2020, Mayara rompeu com Dominici e aceitou ser companheira de chapa de Mecinho (PSC), que acabou se elegendo prefeito com 7.126 votos. Por sua vez, Dominici (PSD) que disputava a reeleição terminou o pleito na terceira colocação com apenas 3.056 sufrágios.
Em lados opostos
Quase quatro anos depois, as alianças firmadas em 2020 foram desfeitas e o prefeito e sua vice devem estar em lados opostos nas eleições deste ano na cidade. Mayara tem uma trajetória marcada por vitórias para ela e seus antigos aliados.
No pleito eleitoral de outubro deste ano, no entanto, a nossa personagem resolveu ousar mais uma vez e, com o anseio de quem tem sede de mudança decidiu concorrer ao mandato de prefeita da cidade pela primeira vez.
“Estou muito feliz com essa recepção de vocês, pois é a demonstração espontânea que as pessoas querem mudança em nosso município”, disse Mayara com um sorriso no rosto, pouco depois de descer do palco em que discursava no ato de sua nova filiação.
Pra faz história
Depois de ajudar a eleger dois prefeitos, ela pode entrar para história como a primeira mulher eleita nas urnas para comandar a principal cadeira do Executivo municipal.
Por mais que alguns possam lembrar da ex-prefeita Surama Soares, sua chegada no cargo não se deu pela vontade popular e, sim, por meio de decisão judicial que cassou a chapa do ex-prefeito Eduardo Dominici, promovendo a ascensão da segunda colocada na disputa de 2008.
Sólido currículo
Além de atuar como vice-prefeita por quase oito anos, Mayara também pode exibir seu sólido currículo como assistente social na cidade, em municípios vizinhos e até mesmo na capital maranhense. Após romper com o prefeito Mecinho, ela deve ser candidata a prefeita com o apoio de uma ampla frente das oposições.
“Lancei minha pré-candidatura a prefeita com finalidade de validar, através da representatividade feminina, a importância do respeito, da sensibilidade, empatia, responsabilidade e verdadeira renovação política que São João Batista tanto precisa”, reforçou em seu briefing de apresentação.
Quem é ela?
Mayara Araújo Pinheiro. Nascida no dia 10 de março de 1985. Filha de Afonso Pinheiro e Duvanilde Araújo. Casada com Enock Barros Filho. Tem uma filha e duas enteadas: Eloah, Amanda e Isadora.
Em 2003, foi aprovada no vestibular da Universidade Federal do Maranhão- UFMA, formando-se em Serviço Social no ano de 2008 e concluindo a Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas no ano de 2010.
Em 2004, iniciou sua vida profissional ao ser aprovada em um processo seletivo para prestação de serviço na empresa ALUMAR. Após sua formação, atuou no Serviço Social da Empresa de Segurança e Transporte de Valores – NORSEGEL e foi assistente social por alguns anos na Delegacia de Proteção ao Idoso do Estado do Maranhão.
Além disso, integrou a equipe de Serviço Social do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Hospital Geral). Em seguida, foi aprovada em três concursos públicos municipais, nas cidades de São João Batista/MA, São Vicente Férrer/MA e Cajapió/MA.
Início da trajetória
Em 2010, começou sua atuação profissional no município de São João Batista/MA, tendo integrado a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Serviço Social da Unidade Mista José Maria Santos Jacinto, marcando o início da sua trajetória política nessa cidade, identificando-se com as questões sociais locais, o que a aproximou ainda mais da população, principalmente do público mais vulnerável.
Em 2016, afastou-se da função de Assistente Social e elegeu-se vice-prefeita do município de São João Batista, levando-a à admiração pelo meio por entender que a transformação social acontece dominantemente, através da política.
O que a motivou a seguir a carreira, reelegendo-se a vice-prefeita em 2020. Neste segundo mandato, também foi eleita Vice-Presidente da União dos Vice-Prefeitos do Estado do Maranhão.
Agora lançou-se pré-candidata a prefeita com finalidade de validar, através da representatividade feminina, a importância do respeito, da sensibilidade, empatia, responsabilidade e verdadeira renovação política que São João Batista tanto precisa.