Ministro pede apoio do MA para aprovação de acordo Brasil/EUA

Ministro pede apoio do MA para aprovação de acordo Brasil/EUA

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, pediu ontem (14) durante um jantar em São Luís, apoio dos maranhenses à aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre o Brasil e os Estados Unidos para o lançamento de foguetes e satélites americanos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O documento já foi assinado por representantes dos dois países, mas deve ser aprovado pelo Congresso brasileiro para começar a valer de fato.

Segundo o ministro, o acordo não trata de aluguel da base aos americanos e haverá “uma mensagem muito ruim para o resto do país” se a própria bancada do Maranhão não apoiar a proposta.

Ele destacou, ainda, que CLA pode até ser extinto se continuar sem utilização para produção científica e atividades aeroespaciais. A última operação no local, lembrou ele, ocorreu em 2014, quando foi lançado um foguete de treinamento.

Marcos Pontes acrescentou que, com a aprovação do AST, o Brasil entra num mercado que atualmente movimenta US$ 350 bilhões – com estimativa de crescimento a US$ 1 trilhão até 2040.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *