Professores em greve ocupam prédio da Semed

Professores em greve ocupam prédio da Semed

Professores ocupam sede da Secretaria de Educação de São Luís (Foto: Alessandra Rodrigues)

Professores da rede municipal de ensino fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (24), no bairro São Francisco em São Luís. Em greve há 24 dias, a categoria marchou na Avenida Castelo Branco e ocupou sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A permanência dos profissionais, segundo eles, é por tempo indeterminado até que o prefeito Edivaldo Holanda Jr. os atenda. Já disseram que o diálogo com o secretário de Educação, Moacir Feitosa, não os interessa.

Ao ocupar o prédio da Semed houve confusão e tumulto entre professores e funcionários da secretaria. Segundo a categoria, a decisão de tomar as dependências do prédio foi uma forma de negociar com o secretário de Educação e discutir as reivindicações da categoria.

Os professores pedem um aumento salarial de 7,64%, índice referente ao reajuste do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Essa foi à última medida que nós encontramos em tentar negociar e retomar a mesa de negociação, uma vez que já fizemos vários movimentos vários atos e não fomos ouvidos nem chamados. Então essa foi uma medida drástica para que a gente retome essa negociação”, disse Gleise Sales, diretora sindical.

Além disso, os professores reivindicam a melhoria da infraestrutura das escolas, construção de creches, qualidade da alimentação e transporte escolar, segurança nos ambientes escolares e quitação das perdas salariais de 2012 a 2016 que somam 16,7%. A categoria estima que mais de 1.800 professores da rede municipal de ensino já aderiram ao movimento.

“O que nós queremos de fato é retomar a mesa de negociação em caráter de urgência, para que possamos discutir pontos importantes. Porque tem escola que não começou o ano letivo de 2017 e nós estamos ai no dia 24 agosto e nada”, disse a presidente do Sindeducação, Elizabeth Castelo Branco.

A Justiça do Maranhão determinou, no último dia 8 de agosto, que os servidores da educação do município de São Luís encerrem a greve e voltem imediatamente às salas de aula, sob multa diária de R$ 100 mil reais. Após a determinação da Justiça, os professores em assembleia resolveram recorrer da decisão judicial imposta.

No momento da ocupação do prédio, o secretário de Educação, Moacir Feitosa, não estava no prédio.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que mantém aberta a mesa de negociação com os professores, e que, em reunião com a direção do sindicato da categoria, na secretaria mostrou, por meio de dados, a impossibilidade do reajuste. A Semed lamentou o episódio ocorrido na sede da secretaria e disse que este fato comprometeu a execução de todas as atividades em curso que atendem ao interesse público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *