Tema firma parceria para expandir ações do setor de ciência e tecnologia nos municípios

Tema firma parceria para expandir ações do setor de ciência e tecnologia nos municípios

Tema com o secretário Jhonatan Almada, o professor Raimundo Palhano e o advogado João Batista Ericeira

O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema, formalizou parceria com o secretário estadual Jhonatan Almada objetivando ampliar as ações do setor de Ciência e Tecnologia nos municípios.

O presidente recebeu o secretário nesta segunda-feira (13) na sede da entidade municipalista. Também participaram da reunião Raimundo Palhano e o advogado João Batista Ericeira, integrantes do Núcleo Estratégico da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

A parceria consiste em levar para as cidades que ainda não possuem Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) cursos técnicos de qualificação.

Atualmente, o Iema possui unidades em Bacabeira, Pindaré, Axixá, São José de Ribamar, Coroatá e Timon.

Através de um trabalho conjunto e parceiro envolvendo prefeituras e o órgão estadual, será possível, por exemplo, expandir as ações dos Institutos para outros municípios.

Tema e Almada também definiram que, por meio da parceria institucional envolvendo FAMEM e Secretaria, prefeitos e prefeitas serão orientados a inserirem no bojo de suas administrações o setor da Ciência e Tecnologia.

“Há anos vínhamos buscando esse entendimento com a FAMEM e somente agora, na gestão do prefeito Cleomar Tema, conseguimos. A Secretaria tem todo o interesse de contribuir com os municípios no sentido de oferecer cursos técnicos variados, além de executar outras ações no setor”, explicou o secretário.

Encontros regionais

Atendendo convite de Cleomar Tema, Jhonatan Almada confirmou que irá participar dos seminários regionais que a Federação promoverá em todas as regiões do estado a partir de abril.

— Trata-se de uma ótima oportunidade para estreitarmos os laços com os gestores;  apresentar os serviços e parcerias que podemos formalizar; e, é claro, absolver as demandas das cidades e trabalhar para torna-las realidades com a maior brevidade possível. Só temos que agradecer o convite e iniciativa do presidente Tema — afirmou Almada.

O presidente da FAMEM agradeceu o apoio do secretário. Segundo ele, o municipalismo maranhense vive um novo momento, no qual todos (gestores, governo e classe política) estão unidos com um único objetivo, que é resolver os problemas das cidades e oferecer mais qualidade de vidas aos maranhenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *