Barbara Soeiro representa ala feminina na Mesa Diretora da Câmara

Barbara Soeiro representa ala feminina na Mesa Diretora da Câmara

barbarasoeiro-1

A vereadora Barbara Soeiro, do PSC, será a representante feminina entre os dirigentes da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2017/2018.

O atual presidente do Poder Legislativo ludovicense, vereador Astro de Ogum (PR), foi reconduzido ao cargo por unanimidade por seus pares, no último domingo, 1º de janeiro em solenidade na Fiema.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 31 vereadores, 28 são homens, o que representa 90% do parlamento eleito na capital. Apenas três mulheres (Bárbara Soeiro, Concita Pinto e Fátima Araújo) ocupam cadeira na Câmara. O número representa uma queda em comparação ao parlamento eleito em 2012, que eram de quatro mulheres.

Menor que a representatividade feminina, é a de negros. Dos 31 vereadores, apenas dois se declararam negros (Cézar Bombeiro e Honorato Fernandes) para o TSE. Os números mostram que 51% se identificou como “pardo” e 41% é de raça “branca”.

Ainda segundo os dados do TSE, dos 31 novos representantes, 61% são casados, 32% solteiros, 3% são viúvos e mais 3% são divorciados.

A maioria dos eleitos, pelo menos 74%, tem Ensino Superior completo. Já 19% têm apenas o Ensino Médio completo. Outros 3% têm o Ensino Médio incompleto e mais 3% não concluíram o Ensino Superior.

Entre os nomes que deixarão a Casa a partir de fevereiro de 2017 estão os dos vereadores Sebastião Albuquerque (PRP) – um dos mais antigos vereadores da capital, Armando Costa (PSDC), Professor Lisboa (PCdoB), Barbosa Lages (PDT) e Luciana Mendes (PP).

MESA DIRETORA

Vejam como ficou a composição da mesa diretora da Câmara de São Luís.

Presidente – Astro de Ogum (PR)

1º Vice-presidente – Osmar Filho (PDT)

2º Vice-presidente – Chico Carvalho (PSL)

3º Vice-presidente – Ricardo Diniz (PCdoB)

1º Secretário – Honorato Fernandes (PT)

2º Secretário – Pedro Lucas Fernandes (PTB)

3º Secretário – Umbelino Júnior (PPS)

4º Secretário – Bárbara Soeiro (PSC)

5º Secretário – Estevão Aragão (PSB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *