Pedro Lucas discute morte de tartarugas nos Lençóis

Pedro Lucas discute morte de tartarugas nos Lençóis

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) esteve reunido, nesta segunda-feira (15) com a Secretária-Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Ana Maria Pellini para tratar sobre o Requerimento de Informação nº387/2019, de sua autoria e que trata das ações da pasta no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

Pedro Lucas Fernandes se mostrou bastante preocupado com dados revelados recentemente por biólogos. Em 2015, cerca de 80 tartarugas foram encontradas mortas nos Lençóis Maranhenses. Em 2018, o número de mortes evoluiu para 280 e os biólogos estão preocupados com a contaminação de um micro plástico na água.

O micro plástico é resultado da ação da água e da radiação do sol sobre garrafas, tampas e outros objetos. Nos Lençóis Maranhenses já foram identificados lixos de 19 países que estão se acumulando na maternidade das tartarugas marinhas. A grande quantidade de lixo está interferindo no comportamento reprodutivo dos animais.

“A região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos mais importantes berçários de várias espécies de tartarugas marinhas no território nacional. Por sua localização geográfica é também destino do lixo trazido pelas correntes marinhas de várias partes do mundo. Já foi identificado lixo de 19 países, o que triplicou o número de tartarugas mortas nos últimos três anos. Vamos nos empenhar para encontramos soluções de preservação e combate à poluição da vida marinha em nosso vasto litoral”, destacou Pedro Lucas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *