Audiência pública debate a ‘Implantação de 100% das equipes do Programa Saúde da Família’ na Câmara de São Luís

Audiência pública debate a ‘Implantação de 100% das equipes do Programa Saúde da Família’ na Câmara de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís, realizou, nesta sexta-feira (28), audiência pública sobre a implantação de 100% das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Proposta pelo vereador Genival Alves (PRTB).

A audiência tratou sobre os efeitos no atendimento à população na atenção básica, em função da baixa cobertura no número de equipes. Segundo registros do Departamento de Atenção Básica – DAB, a capital maranhense tem uma das menores coberturas do Programa Saúde da Família (PSF), atingindo menos de 20% da população ludovicense.

De acordo com Genival, a Audiência Pública foi proposta por conta de um grande déficit na correta aplicação da Estratégia Saúde da Família (ESF). O parlamentar explica que São Luís tem capacidade para receber 520 equipes do ESF, porém, possui somente 338 equipes credenciadas pelo Ministério da Saúde, das quais apenas 109 estão efetivamente implantadas.

“A audiência foi pensada como uma oportunidade de ouvir opiniões, sugestões, críticas e esclarecer dúvidas sobre déficit do Programa Saúde da Família. É um assunto que se deve ser tratado com todo acautelamento necessário. A saúde é uma bandeira que sempre defendi, onde destino parte das minhas emendas parlamentares, por isso é fundamental este amplo debate. Em resumo, somente 20,9% das equipes possíveis estão implantadas, equipes estas que representam 32,2% das 338 equipes já credenciadas pelo Ministério da Saúde “, afirmou Genival em discurso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *