“Consórcio é solução na gestão do saneamento”, diz secretário da Femaci em Brasília

“Consórcio é solução na gestão do saneamento”, diz secretário da Femaci em Brasília

O secretário-geral da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), Ronald Damasceno defendeu, durante a primeira reunião do novo Conselho Diretor Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) realizada em Brasília, nos dias 20 e 21 de setembro, a importância estratégica dos consórcios e da participação popular na gestão e planejamento dos serviços públicos municipais.

Ronald se opôs a tese de privatização do saneamento e afirmou que a saída seria a operacionalização de um tratamento adequado dos resíduos sólidos, considerando a relação custo benefício, necessita uma integração para que o projeto possa ser gerido de forma sustentável.

“Existe alternativa sustentável e economicamente viável para a destinação do lixo, por exemplo. E essa alternativa é a gestão consorciada. É mais fácil ter um engenheiro para um grupo de municípios do que um para cada pequena cidade. Sem falar que a gestão e reduz o custo”, defendeu.

Durante o encontro, o Conselho Diretor Nacional da Assemae discutiu um plano a favor do saneamento municipal e propôs iniciativas que visam à melhoria da gestão pública. Como item de pauta, os participantes também debateram a problemática das tarifas cobradas por instituições bancárias para o recebimento das contas de saneamento básico, dentre outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *