1ª etapa do Campeonato Maranhense de Triathlon reúne atletas em São Luís

1ª etapa do Campeonato Maranhense de Triathlon reúne atletas em São Luís

Em agosto, São Luís sediará a Copa Norte e Nordeste de Triathlon.Foto/ Nelson Magela

Nadar 750m, pedalar 20km e correr 5km. Essa foi a missão daqueles que participaram da primeira etapa do Campeonato Maranhense de Triathlon, que aconteceu neste sábado, dia 27, na Marina da Ponta d’Areia, em São Luís.

O torneio promovido pela Federação Maranhense de Triathlon (Fematri) reuniu 50 atletas da modalidade que participaram da competição de olho na seletiva para uma das provas mais importantes do calendário nacional, a Copa Norte e Nordeste, que acontece em agosto na capital maranhense.

ORGANIZAÇÃO AVALIA
O presidente da Federação Maranhense de Triathlon, Helbert Menezes, o Betinho, avaliou de forma positiva a realização do evento esportivo que a cada dia ganha novos adeptos devido à modalidade ser aplicada por uma combinação de três esportes: natação, ciclismo e corrida.

Equipe feminina vencedora na categoria Elite. Foto/Nelson Magela

– Enfrentamos muitas dificuldades pelo fato da modalidade aplicar uma combinação de três esportes como natação, ciclismo e corrida. Mas a cada dia ganhamos novos adeptos que gostam de encarar desafios. E nossa meta desde que assumimos a federação será preparar esses competidores que gostam de desafiar o esporte para coloca-los em competições locais e nacionais, a partir de revezamentos para iniciantes – declarou Betinho.

A disputa do torneio foi dividida em três categorias: iniciantes, elite e age group, na categoria para iniciantes, um dos participantes foi Claudio Roberto. Na categoria elite feminino, a prova foi vencida por Thaisa Vasques, Já na elite masculino, o vencedor foi Rafael Dias Vieira.

– Foi minha primeira prova de triathlon, o percurso foi difícil, mas eu consegui vencer. Treinei muito e vim consegui ser campeã – comentou a atleta Thaise.

Equipe masculina vencedora na categoria Elite. Foto/Nelson Magela

SÃO LUÍS SEDIARÁ PROVAS NACIONAIS
Em agosto, São Luís sediará a Copa Norte e Nordeste de Triathlon. Vários competidores nacionais devem participar, e os donos da casa, com o apoio da torcida, esperam realizar provas de destaque. Para Helbert Menezes, da Federação Maranhense de Triathlon, o torneio nacional terá grande importância, pois será uma grande oportunidade do esporte se firmar na capital maranhense.
– São Luís vai atrair grandes atletas para a disputa da competição nacional. Esperamos contar com o apoio da nossa torcida, para que nossos atletas locais possam realizar provas de destaque. A realização do evento em nossa cidade terá um grande peso, pois é uma oportunidade que o esporte tem de ganhar novos adeptos e ser firmar cada vez mais na capital maranhense – avaliou Betinho.
TRIATHLON NOS JOGOS ESCOLARES
Na última quinta-feira (25), representantes da Federação Maranhense de Triathlon foram recebidos pelo secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, na Sedel, em São Luís. Na oportunidade, a comitiva apresentou a proposta de inserir a modalidade nos jogos escolares do Maranhão.

A reunião com representantes do Estado permite a fomentação da modalidade com os jovens.

– O triathlon é um esporte pouco conhecido, e precisamos permanecer em diálogo com o Estado para apoiar o crescimento da modalidade dentro do cenário maranhense, pois nosso papel é fomentar as atividades esportivas –afirmou presidente da FEMATRI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *