Promessa de creches municipais prejudica educação em São Luís

Promessa de creches municipais prejudica educação em São Luís

A educação é um direito básico previsto em lei, mas o não cumprimento dessa garantia deixa a população numa situação cada vez mais crítica. Os problemas são vistos nas creches municipais, ou melhor, na falta delas.

Em 2014 a prefeitura de São Luís anunciou a construção de 25 creches em parceria com o Governo Federal. A primeira seria na cidade operária, mas a promessa até agora não foi cumprida.

O Ministério Público entrou com uma ação civil cobrando do município um cronograma da execução e conclusão de 13 das 25 creches, pois a Semed informou ter recurso disponível no orçamento.

Atualmente, a rede pública de São Luís possui 258 creches, sendo que 200 delas são particulares, comunitárias ou filantrópicas e possuem parceria com a Prefeitura.

A rede conveniada oferece mais de 13 mil vagas, enquanto o município possui apenas 3.200 vagas para educação infantil para crianças de 3 a 5 anos.

Os problemas causados pela falta de creche públicas foram denunciados pelo Sindicato dos professores. Uma falha que segundo a categoria já poderia ter sido solucionada, porem até o momento nada foi feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *