Maranhense tem trabalho publicado no site da NASA

Maranhense tem trabalho publicado no site da NASA

O ex-aluno Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Phablo Araújo teve um trabalho publicado nos sites da National Aeronautics and Space Administration (NASA) e da National Geographic.

Atualmente é acadêmico de física e trabalha em um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás intitulado “Redescobrindo a Astronomia”, que tem como objetivo contribuir com a divulgação e popularização da ciência.

Segundo o estudante, é por meio desse projeto que ele tem feito o processamento de imagens astronômicas há cerca de dois anos, mas só fez a primeira submissão à NASA em 2017.

Ele capturou duas imagens do planeta Júpiter obtidas a partir do processamento de dados enviados pela missão espacial Juno, da NASA. A agência espacial disponibilizou fotografias feitas por uma sonda, que capta a mesma imagem três vezes – uma para cada canal de cores.

Cada um dos filtros revela detalhes diferentes do planeta, daí a necessidade de unir os dados capturados em uma nova e única imagem com os melhores detalhes de cada foto.

“Os dados ficaram disponíveis para que astrônomos amadores pudessem baixar, processar e enviar de volta à missão”, explica Phablo.

Ele destaca que o professor Eduardo apoiou a ideia, entregando alguns artigos e revistas sobre o assunto.

O professor do IFMA Campus Mangabeiras Rosimiro do Nascimento também relembra a passagem de Phablo pelo Instituto como um aluno extrovertido e que sabia o que queria: criar, inventar, inovar e pesquisar. “Nossa instituição foi importante na vida dele, uma vez que sempre deu espaço para que mostrasse suas invenções”, afirma o docente.

Imagem enviada para Nasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *