Banco de Leite Humano precisa de doações

Banco de Leite Humano precisa de doações

banco-de-leite

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que atualmente encontra-se com um déficit em seu estoque de leite devido a grande redução de mães disponíveis para a doação, convida as mães disponíveis para a doação de leite materno que procurem o BLH, localizado na Unidade Materno Infantil, para que possam realizar este ato que será fundamental para o crescimento saudável de dezenas de crianças prematuras internadas na UTI neonatal. Atualmente, o BLH encontra-se com um déficit em seu estoque de leite devido a grande redução de mães disponíveis para a doação.

O ideal para atender a demanda do HU-UFMA seria de no mínimo 51 diariamente, mas em média só está sendo coletado menos de 31 por dia. O leite coletado é destinado para as crianças internadas no Serviço de Neonatologia, que conta hoje com 20 leitos (UTI Neo) e 22 leitos de Unidade Intermediária, por isso enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda essa demanda.  Apenas 40 mães doadoras estão cadastradas atualmente no banco de dados do BLH. Esse número é variável dependendo da época e também pelo tipo de doadora

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras.

Semana do Aleitamento Materno.

Contato do Banco de Leite Humano: 2109-1178

Saiba mais sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *