Biblioteca da PGE-MA recebe nome do ex-procurador Dr. Mário Coutinho

Biblioteca da PGE-MA recebe nome do ex-procurador Dr. Mário Coutinho

GEDSC DIGITAL CAMERA

A Procuradoria Geral do Estado do Maranhão reabriu ontem, 16, a Biblioteca do Centro de Estudos do órgão, com uma solenidade de reinauguração, que recebeu o nome Dr. Mário Coutinho.

O nome de Dr. Mário Coutinho (in memoriam) foi escolhido pela maioria dos Procuradores do Estado do Maranhão através de votação e saiu de uma lista composta por outros nomes, como Dr. Brito de Sousa, Dr. Djalma Tenório e Dr. Danúzio Melo, todos ex-Procuradores do Estado.

Durante a cerimônia, o filho do homenageado, o advogado e presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) do Maranhão, Márcio Coutinho, ressaltou que a homenagem é fruto do caráter do seu pai.

– A família toda está muito grata e sensibilizada com a homenagem um homem, integro, correto, cuja a história de vida foi marcada por princípios firmes, humildade e muito amor pela escrita. Nomear uma biblioteca é uma honra para a vida honrada do meu pai, ele em toda sua vida prestou um serviço para a justiça do Maranhão, sempre de forma correta – enfatizou Coutinho.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas, o ex-presidente da OAB-MA, Raimundo Marques, desembargador Milson Coutinho, Reitora da UFMA, Nair Portela, ex- Chefe da Casa Civil, Alceu Coutinho, o vereador de São Luís, Silvino Abreu ,  procuradores do estado, advogados, amigos e familiares.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Sobre o homenageado

Mário de Sousa e Silva Coutinho nasceu em Coelho Neto (MA), no dia 21 de setembro de 1943, tendo como pais o senhor Ditador Joelviro Coutinho e a senhora Elza Sousa Coutinho. Era irmão do desembargador aposentado e historiador Milson Coutinho e pai do advogado Márcio Coutinho.

Cursou o Ensino Superior na Universidade Federal do Maranhão – Ciências Jurídicas e Sociais. Atuou profissionalmente como jornalista, advogado, procurador do Estado e servidor da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Como jornalista, atuou por muitos anos no Jornal Pequeno. Como advogado, integrou o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA).

Aprovado nos concursos públicos para: Técnico em Tributação e Arrecadação – Município de São Luís (MA); Advogado do Estado do Maranhão; Técnico Judiciário – Tribunal Regional do Trabalho; Técnico Administrativo – SUNAB (MA); Procurador do Estado do Maranhão.

Em 1994, foi aprovado no concurso para Procurador do Estado, tendo passado pela Terceira e Segunda Classe, até chegar ao cargo de Subprocurador, onde ficou por cinco anos antes de se aposentar em 2013. Durante os quase 20 anos a serviço da PGE-MA, Dr. Mário Coutinho assumiu postos como o de chefe da Procuradoria Trabalhista, além de ter atuado na Procuradoria Judicial.

Funções exercidas: Procurador do Estado do Maranhão; Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Maranhão; Membro do Instituto dos Advogados do Estado do Maranhão; Conselheiro da Associação dos Procuradores do Estado do Maranhão; Membro da Associação Nacional dos Procuradores do Estado (ANAP); Chefe da Procuradoria Trabalhista da Procuradoria Geral do Estado; Subprocurador Geral do Estado.

Mário Coutinho morreu no dia 19 de abril de 2016, aos 76 anos de idade, vítima de infarto fulminante. Ele estava internado em um hospital da capital São Luís, onde estava tratando problemas estomacais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *