Encontro discute melhorias para as Guardas Municipais do Maranhão

Encontro discute melhorias para as Guardas Municipais do Maranhão

2016-11-25-photo-00000002

Colinas sediou o 3º Encontro de Comandantes de Guardas Municipais do Maranhão, no Fórum de Justiça do município. O diretor executivo do Conlagos e secretário-geral da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais, Ronald Damasceno, participou das discussões, tendo em vista a importância da consolidação de políticas públicas na área da Segurança Pública, como garantia de cidadania.

O evento reuniu representantes de diversos municípios do estado, para discutir a implantação do Estatuto das Guardas Municipais (lei nº13022/2014), que inclui a padronização desses profissionais do estado com fardamento, carteiras funcionais, procedimentos administrativos, além de cursos de formação de acordo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

No debate também foi destacada a importância dos consórcios públicos intermunicipais como instrumento de gestão, capazes de otimizar aquisição de equipamentos mediante convênios.

— A segurança precisa de políticas públicas eficazes para que as cidades vivam dignamente. E atuar em conjunto pode ser uma solução para os municípios, porque as demandas passam a ser visualizadas em caráter regional —frisou Ronald Damasceno.

O evento, que contou com comandantes e representantes de 16 cidades, teve como foco encaminhamentos aos gestores reeleitos e, principalmente, aos novos gestores.

— No início do ano vamos começar as movimentações em favor dos decretos de leis nos municípios para que as adequações e padronizações sejam viabilizadas — concluiu o comandante-geral da Guarda Municipal de Colinas, Alberto Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *