Indícios mostram ligação de Alan Linhares com fakes criados para difamar adversários na internet

Indícios mostram ligação de Alan Linhares com fakes criados para difamar adversários na internet

Prints anexados nesta matéria, retirados do Facebook, pode complicar a situação do prefeito ‘sub judice’ de Bacabeira, Alan Linhares (PCdoB). É que os perfis falsos na rede social criado para atacar adversários políticos mostram indícios do prefeito bacabeirense com a baixaria na internet. O caso está sendo chamado de “Fakes do Alan” pela população.

fakenovo
O fake ‘Chico Gonçalo’ compartilha até releases da Prefeitura

As informações disponíveis na internet identificam a suposta participação de Alan nas postagens dos fakes que utilizam a mesma foto nos perfis. Dois deles compartilham imagens que ligam ao chefe do executivo bacabeirense: uma foto com o número de campanha da legenda do candidato do PCdoB e outra com legenda relacionada ao JEMS cuja imagem aparece a primeira-dama, Patrícia Linhares, esposa de Alan.

fakenovo2
‘Mauricio Teixeira’ é mais um fake com a mesma foto no perfil que faz campanha a favor de Alan e ataca adversários do comunista

O caso que já teria sido denunciado à Polícia pela candidata Fernanda Gonçalo (PMN), que é a principal vitima dos ataques, deve parar no Ministério Público, já que existem indícios de uso de verbas e equipamentos públicos no esquema, pois a suspeita é de que as postagens tenham sido feitas usando a conexão da própria prefeitura. Além disso, existe ainda uma forte evidencia de que uma das empresas contratadas pela atual administração para atuar na área de comunicação esteja por trás dos falsos perfis. O motivo dos ataques aos adversários seria a possibilidade cada vez mais real de uma derrota nas urnas do atual grupo que comanda o município.

fakenovo3
O fake “José Clamô” usa a mesma foto no perfil e faz comentários como se estivesse escrevendo um release contando detalhes de uma reunião entre o chefe dele e funcionários da prefeitura.

DESCOBERTA DO IP PELO FACEBOOK
O blog realizou uma pesquisa de dados junto ao endereço de IP, número de identificação de um dispositivo conectado à internet.  É através desse número que, por exemplo, os computadores estabelecem ligações entre si na internet, e é possível você conhecer o IP de alguém com quem troca e-mails ou fala no Facebook. Para este último caso, o blog iniciou um trabalho investigativo a partir da Linha de Comandos do computador. Iniciamos a pesquisa pelo “cmd” no menu iniciar do Windows. A resposta da empresa de internet pode surpreender. Para concluir a investigação e chegar o endereço de IP usado para postar as mensagens, realizamos um bate-papo com os Fakes através da Linha de Comandos. O caso será revelador.

Para descobrir o endereço IP de uma pessoa usando o Facebook comece por abrir a Linha de Comandos do seu computador. Faça isso pesquisando por
Para descobrir o endereço IP de uma pessoa usando o Facebook comece por abrir a Linha de Comandos do seu computador. Faça isso pesquisando por “cmd” no menu iniciar do Windows.

O QUE É FAKE?
Termo utilizado para denominar perfis usados para ocultar a identidade real do usuário.

O QUE É IP?
IP significa “Internet Protocol” e é um número que identifica um dispositivo em uma rede – computador, impressora, roteador, etc. Estes dispositivos são parte de uma rede e são identificados por este número de IP único na rede – por isso, é possível rastrear e identificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *